UFG recebe Olimpíada Brasileira de Robótica

Data da notícia: 31 de agosto de 2017

Veículo/Fonte: Diário do Estado

Link direto da notícia: http://diariodoestadogo.com.br/ufg-recebe-olimpiada-brasileira-de-robotica-17574/

Neste sábado (02), entre às 9h30 e 18h30, a Universidade Federal de Goiás (UFG) irá sediar a seletiva goiana da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Mais de 200 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, de escolas privadas e públicas, estarão no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia.

A Olimpíada é dividida entre a modalidade prática e a teórica. As modalidades são compostas de avaliações que incluem desde a resolução de provas teóricas elaboradas por uma Comissão de Professores (Comitê de Provas) até a construção de robôs para atender tarefas exigidas pela OBR. Este evento é considerado o maior evento de robótica da América Latina.

A OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e é realizada desde 2006. O objetivo é estimular a carreira cientifica e tecnológica, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A Olimpíada é direcionada a alunos de nível fundamental, médio e técnico de escolas públicas ou privadas de todo o país. A seletiva estadual tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), do Instituto de Informática da UFG e do Núcleo de Robótica Pequi Mecânico.

Fonte: Ascom UFG