LUZ, CÂMERA, AÇÃO E PERRO LOCO

O Perro Loco - Festival de Cinema Universitário Latino Americano mobiliza estudantes e revela novos talentos. O evento reuniu 42 produções em curta-metragem, além de oficinas, minicursos e palestras. Confira os vencedores do festival

A Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (FACOMB) da Universidade Federal de Goiás (UFG) colocou em cena, de 19 a 23 de setembro, o 1º Festival de Cinema Universitário Latino Americano, o Perro Loco. O evento trouxe diversas atividades para alunos, professores e para toda a sociedade, como palestras, minicursos, shows, debates, oficinas e a exibição de curtas-metragens.
Estudantes de Goiânia e de diversas partes do país e da América Latina participaram da mostra competitiva de filmes, realizada no Cine UFG, na Faculdade de Letras. Na ocasião foram apresentados 42 curtas-metragens que, sem perder de vista o bom humor, colocaram em pauta discussões de assuntos como movimentos sociais, fatos históricos, religião e sexualidade.
Vasconcelos Neto, aluno do 10º. período de Jornalismo da UFG e um dos organizadores do festival, conta que as expectativas de público foram alcançadas e que o objetivo do Perro vai além dos limites universitários. O projeto, que foi promovido por iniciativa estudantil, buscou enfatizar temas voltados para a identidade cultural e também proporcionar a ampliação da produção e da qualidade cinematográfica goiana.
Adriano Correia, professor da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) e doutor pela Universidade de Campinas (Unicamp), afirmou que o cinema é também um dos meios de rever os erros cometidos na história da humanidade a fim de que os mesmos não se repitam no futuro. No festival, Correia proferiu palestra sobre Cinema e política: reelaboração do passado traumático das ditaduras latino americanas.
A avaliação dos filmes foi feita em quatro categorias. Confira o ganhadores:

Melhor ficção - Aramis
Direção: Fábio Meira (Cuba)
Melhor animação - Café La Rochele
Direção: Thiago Américo (Paraná)
Melhor documentário - El Negro
Direção: Juan Darío Almagro (Argentina)
Júri-popular - Vai indo que eu já vou (São Paulo)
Direção: Marcelo Perez(São Paulo)

Fonte: Agência UFG