Marxismo é tema de ciclo de debates

Obra do pensador português João Bernardo será discutida em evento

      A obra Marx crítico de Marx, do português João Bernardo, será discutida em mais uma edição do Ciclo de Debates de temas e documentos do Marxismo no Século XX, nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, a partir das 14h, no auditório Lauro Vasconcelos, da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia (FCHF) da Universidade Federal de Goiás.

      O professor do FCHF e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), João Alberto da Costa Pinto, é o idealizador do evento e palestrante desta edição. Segundo ele, o livro que será estudado está completando 30 anos e será apresentado detalhadamente, “pois a proposta é não apenas dar notícia da existência da obra, mas tentar verificar como esse tipo de documento ainda oferece soluções explicativas para os dias de hoje”.

      Marx crítico de Marx foi escrito na época da Revolução dos Cravos, um processo que durou de 1974 a 1978 e marcou o fim do salazarismo em Portugal. “João Bernardo estava exilado em Paris e mesmo assim organizava um pequeno grupo de militantes em torno do jornal O combate e articulava a leitura marxista dos fatos da revolução, que contradizia o marxismo oficial da própria revolução” explica o professor. 

Objetivo

     O ciclo de debates é uma realização do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Contemporânea (NEPHC) e se iniciou em abril deste ano. Ele traz duas vezes por mês temáticas e obras importantes do pensamento marxista do século passado. O professor João Alberto explica a proposta do evento: “A idéia é convidar especialistas, professores da casa e de fora para discorrer de maneira bem específica no que se refere aos conteúdos dos textos”.

     As palestras são abertas a todos os estudantes interessados, pois os conteúdos abrangem vários temas do pensamento e das ciências. “Esses autores transcendem os limites formais dos sentidos da especialidade acadêmica. Através de suas obras se pode discutir economia, política, sociologia, filosofia. Uma universalidade imanente à própria obra, que pluraliza a indagação dos estudantes”, explica o idealizador do evento. 

Fonte: Agência UFG