Projeto de extensão da UFG propõe viver um dia na Assembleia Legislativa

Data: 20 de setembro de 2017
Fonte/Veículo: Diário da Manhã
Link direto da notícia: http://www.dm.com.br/cotidiano/2017/09/projeto-de-extensao-da-ufg-propoe-viver-um-dia-na-assembleia-legislativa.html

Estudantes de graduação e do ensino médio das instituições públicas e privadas poderão simular as atividades cotidianas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Essa é a proposta do Politizar, projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com Grupom Consultoria e Pesquisas e o poder legislativo, visando estreitar a relação entre o Estado e a sociedade.

Robert Bonifácio, professor de ciência política da UFG e coordenador geral do projeto Politizar, afirma que a ideia surgiu de duas alunas da universidade que hoje são coordenadoras acadêmica, Crislaini Nunes, e administrativa, Adriane Vinhal. “Esse projeto de extensão visa a participação de alunos da UFG e de outras faculdades e alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas para simular sessões legislativas na Assembleia Legislativa de Goiás”, explica.

A primeira edição aconteceu em 2013 e volta agora com uma nova edição propondo o desenvolvimento de atividades como a criação e defesa de projetos de lei fictícios, construção de imagem e divulgação dos trabalhos dos deputados, elaboração de notícias e reportagens orientadas por equipe especializada.

Ao todo, o Politizar está com 87 vagas, 41 para simular deputados, 41 para assessores e 5 para jornalistas. “Nós trabalhamos no limite dessa margem, mas se tiver um pouco mais de inscrições nós teremos um cadastro de reserva”, afirma o coordenador. O Politizar terá sua primeira etapa realizada na Faculdade de História da UFG, quando os participantes receberão treinamento para conhecer o processo legislativo.

Ainda na Faculdade de História, haverá a posse simbólica dos deputados. A segunda etapa será realizada nas instalações da própria Alego, onde as demais atividades serão desenvolvidas. Para participar, o estudante deverá preencher o formulário neste link: https://goo.gl/forms/zkAZQGjyEILpvN1g2 até o dia 22 de setembro. A inscrição é gratuita, mas é aceita contribuição voluntária de R$35,00 para compra de alimentos e material de escritório para os dias de treinamento na UFG.

Confira a programação: