Universidade Federal de Goiás implanta nova central de videomonitoramento

Data: 03 de outubro de 2017
Fonte/Veículo: Revista Digital Security
Link direto da notícia: http://revistadigitalsecurity.com.br/2017-10-universidade-federal-de-goias-implanta-nova-central-de-videomonitoramento-2760165

Central está integrada ao Prédio de Telecomunicações e monitora quase mil câmeras em dois câmpus da universidade, além de estabelecer comunicações com outras unidades

A Universidade Federal de Goiás (UFG) inaugurou, no câmpus Samambaia, em Goiânia, o Prédio de Telecomunicações da Universidade, local que abrigará a nova Central de Videomonitoramento da Regional Goiânia da universidade.

A central monitora as imagens das quase mil câmeras instaladas nos Câmpus Samambaia e Colemar Natal e Silva. Atualmente, 960 câmeras estão instaladas em ambientes internos de órgãos e unidades acadêmicas e outras 36 em espaços externos. Os equipamentos de alta resolução foram recentemente instalados em duas entradas do Câmpus Samambaia e próximo aos pontos de ônibus da avenida principal. O sistema também monitora 26 alarmes e tem comunicação direta com as centrais das Regionais Catalão e Jataí, no interior do estado.

O gerente de Segurança Institucional da UFG, Elias Magalhães da Silva, ressaltou que a nova central contribui para as ações preventivas, pois também permite o rastreamento das viaturas que fazem rondas nos ambientes da Universidade, além do registro das ocorrências. Dessa forma, é constituído um banco de dados para o mapeamento de pontos vulneráveis. Outra conquista é a articulação do sistema com o aplicativo Minha UFG, que permite o registro online de ocorrências.

O sistema de videomonitoramento havia sido implantando em 2012 e atua em conjunto com a área de telecomunicações da instituição. A implantação de uma central é uma das metas da Comissão de Segurança da UFG, instalada em 2015, e que vem discutindo ações e alternativas para tornar os ambientes da Universidade mais seguros.

O reitor da UFG, Orlando Amaral, destacou a importância que dos novos equipamentos para auxiliar o trabalho dos vigilantes. "A Universidade é um lugar por onde circulam muitas pessoas, por isso precisamos nos aparelhar para dar uma resposta rápida aos eventos indesejáveis". Outro avanço, segundo o reitor, é o registro de dados estatísticos, que poderão auxiliar a gestão na adoção de medidas preventivas.