Dia C da Ciência: universidades se unem para sensibilizar sociedade sobre importância da pesquisa, tecnologia e inovação

Data: 04 de outubro de 2017
Fonte/Veículo: ANDIFES
Link direto da notícia: http://www.andifes.org.br/dia-c-da-ciencia-instituicoes-de-ensino-se-unem-para-sensibilizar-sociedade-sobre-importancia-da-pesquisa-tecnologia-e-inovacao/

Movimento nacional marcado para o dia 25 de outubro realizará atividades em escolas, museus, espaços públicos e ambientes institucionais

Universidades, centros e institutos de ensino, ciência e tecnologia de todo o país preparam uma intensa programação para o Dia C da Ciência – uma mobilização nacional para sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por essas instituições e mostrar como elas estão modificando para melhor o cotidiano das pessoas e do país. O dia 25 de outubro será marcado por atividades em escolas, museus, espaços públicos e ambientes institucionais, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação. A data escolhida está dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano acontece de 23 a 29 de outubro.

A pró-reitora de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Clorinda Soares Fioravanti, explica que a iniciativa de um movimento nacional partiu da constatação de que a sociedade precisa conhecer o que tem sido produzido dentro das instituições de ensino, ciência e tecnologia, tornando-se aliada na luta por mais investimento em pesquisa.

“As universidades e os centros e institutos tecnológicos são responsáveis por 90% da pesquisa produzida no Brasil. No entanto, esse importante papel desempenhado pelas instituições de ensino superior está ameaçado pelo atual cenário de cortes no investimento público, o que inviabiliza o fomento a ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o modelo de ensino público de qualidade e acessível a todos encontra-se fortemente ameaçado”, considera a pró-reitora. Assim, reverter esse cenário exige não só a mobilização dos pesquisadores, mas também o envolvimento de cada cidadão.

Mobilização nacional
A ideia de mobilização foi apresentada pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi). A iniciativa foi imediatamente incorporada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). A ideia é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado todos os anos. Em Goiás, além das instituições de ensino superior, a ação envolve as Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) e Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).

No Dia C da Ciência, pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento vão até as escolas públicas conversar com os estudantes sobre a ciência, tecnologia e inovação que estão produzindo. Também ocuparão espaços públicos diversos para essa mesma divulgação. Dessa forma, o Dia C da Ciência representa o dia em que o Brasil vai saber como as instituições de ensino e pesquisa estão mudando para melhor a vida das pessoas e do país.

Assunto: Dia C da Ciência
Data: 25 de outubro de 2017
Locais: confira a programação completa no site e no Facebook
Contato: Assessoria de Comunicação UFG – (62) 3521-1311