Luciana Clímaco apresenta seu primeiro trabalho solo nesta quarta (25)

Data: 24/10/2017
Fonte/veículo: O Hoje
Link direto: http://ohoje.com/noticia/cultura/n/139141/t/luciana-climaco-apresenta--seu-primeiro-trabalho-solo-nesta-quarta-25

Programação faz parte da divulgação da ‘Temporada Ambígua’, aprovada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

A  cantora e compositora Luciana Clímaco e sua banda apresentam o show Temporada Ambígua, nesta quarta-feira (25), às 20h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (UFG). Apesar de já ter experiência musical em outras bandas, este é o primeiro CD solo da cantora, que reúne compositores com trabalhos pouco visitados na cena musical goiana, como Gregory Carvalho, Kleuber Garcêz, Marco Clímaco e Olavo Telles. Nele, estão faixas de estilo plural que passam por MPB, rock, samba e música regional. 

Trajetória 

Luciana Clímaco iniciou sua carreira no universo da música no grupo de percussão Coró de Pau, em 2002, para oficinas de percussão. Segundo ela, foi a partir dessa experiência que acabou se descobrindo como cantora. Em 2004, começou a desenvolver um trabalho de samba raiz. “Trabalho este em que fui pioneira em Goiás, atuando também como vocalista nas bandas Pedra 70, Sertão e Indústria Orgânica, firmando parcerias que me apontaram o caminho que escolhi seguir em Ambígua, afirma a cantora.

Luciana destaca que, por vir de uma família extremamente musical, a música permeia sua história de vida. “As reuniões de família sempre foram pretexto para começar uma batucada, e o samba era o estilo predominante nesses encontros – estilo que venho desenvolvendo desde 2004”, afirma a cantora. Após 14 anos de carreira, Luciana lançou seu primeiro trabalho solo, Ambígua, no fim de 2015.

‘Ambígua’

A cantora afirma que o álbum reúne canções de compositores pouco visitados na cena musical goiana, mas que fazem parte de sua trajetória. Luciana destaca que as músicas têm como temática relatos do seu próprio universo, de seus amigos, irmãos e do seu parceiro de vida e palco. “Por ser um disco que reúne vários compositores, cada um com sua linguagem e estilo, o disco é eclético tanto quanto à temática quanto ao estilo que carrega – além das influências que como cantora eu trago dos meus trabalhos anteriores”, afirma Luciana. 

O álbum teve produção de Henrique Reis e Fred Valle, direção de Luiz Clímaco e participações de músicos renomados. Além disso, o disco tem projeto gráfico do talentoso ilustrador Mateus Dutra. “Ambígua é um disco que vai do samba ao rock, trazendo elementos regionais, mas dialogando com a música produzida no Brasil e no mundo”, afirma Luciana. Segunda a cantora, o disco também traz a experiência do produtor e arranjador Henrique Reis, que traz ao álbum um frescor com elementos atuais, mas respeitando a relação da cantora com o regional e orgânico.

No álbum Ambígua, a cantora assina duas músicas, sendo que uma dá nome ao disco, e é uma parceria com o marido, Gregory Carvalho. O projeto Temporada Ambígua faz parte da circulação aprovada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura 2016, da Prefeitura Municipal de Goiânia, e completa com o show desta quarta-feira o fechamento do ciclo de divulgação do disco em Goiânia. Luciana conta que está muito feliz com o retorno do público. “Ambígua é um álbum que tem me trazido bons frutos e muita alegria por ser um trabalho que traduz bem a minha trajetória, coroando meus 15 anos de carreira com boa aceitação pelo público”, afirma a cantora. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov.

 

SERVIÇO

Show com Luciana Clímaco / Lançamento de trabalho solo

Quando: Quarta-feira (25) às 20h

Onde: Centro Cultural da UFG (Setor Leste Universitário – Goiânia)

Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)