Exposição fotográfica em Catalão detalha a educação tardia do trabalhador da terra

Data: 06 de Novembro de 2017
Fonte/Veículo: Portal Catalão
Link direto da notícia: http://catalaonoticias.com.br/cidade/exposicao-fotografica-em-catalao-detalha-a-educacao-tardia-do-trabalhador-da-terra,MTkyNjI.html

Foi realizada no final do mês de outubro em Catalão, a exposição fotográfica “Educação no Corpo da Terra” da fotógrafa Tereza Radhakrisna Steil.

O lançamento aconteceu no Centro Integrado do Cerrado (CIC), devido à parceria da Serra do Facão Energia (Sefac) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Curso de História e Ciências Sociais. Aproximadamente 60 pessoas visitaram o local e puderam conferir a obra.

Além da exposição, os presentes puderam assistir ao documentário que serviu de inspiração para a fotógrafa. Tereza explica que o trabalho foi produzido em meio às gravações do documentário “A fervura do tacho vem de baixo: vivências e saberes na escolarização do campo”. “As fotografias foram capturadas nas salas de aulas dos diversos assentamentos dos movimentos: FETAEG, MST e Terra Livre, do Estado de Goiás”, explica.

Para os visitantes, o trabalho foi bem impactante, com cliques que mostram a realidade do trabalhador que não teve a oportunidade de ensino devido à necessidade de trabalhar. Segundo a aluna da UFG Ludmila Jardim da Conceição, a exposição mostra claramente essa realidade. “A foto que mais me impactou foi a mão calejada e sofrida de um trabalhador por cima de um caderno. Senti como se a pessoa estivesse tentando correr atrás do ensino que não pode ter na juventude. Bem realista”, comenta a aluna.

As fotos ficarão expostas para visitação durante o mês de novembro no Centro Integrado do Cerrado, localizado na rua Frederico Campos, n°1026, bairro JK em Catalão, de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00.