Conheça os melhores cursos de Medicina do Brasil

Data: 10/11/2017
Fonte/Veículo: Guia do Estudante
Link direto da notícia: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/melhores-faculdades/conheca-os-melhores-cursos-de-medicina-do-brasil/

Currículo puxado com período integral, seminários, pesquisas e plantões em hospitais. Há quem diga que o curso de medicina é o mais difícil e prestigiado do país. Sendo verdade ou não, é fato que a carreira de médico é uma das mais concorridas, com estudantes que passam horas e horas estudando a fim de conquistar um lugar em uma faculdade renomada e conquistar um diploma em prol da saúde humana.

O curso, em si, engloba matérias complexas e que exigem muita atenção e têm duração média de seis anos. Geralmente, nos dois primeiros anos, o aluno tem matérias básicas, como anatomia, bioquímica, fisiologia e patologia. Outras disciplinas são bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, fisiopatologia dos sinais e sintomas das doenças, entre outras. Boa parte das instituições de ensino oferece disciplinas práticas já no início do curso. Mas lidar com pacientes só a partir do terceiro ano, nas disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento.

Nos últimos dois anos, os alunos passam pelo internato, considerado o estágio do curso de Medicina, com aulas práticas nas grandes áreas médicas (clínica médica e cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia e atenção primária à saúde). Os alunos vivenciam atendimento nas UBSs, prontos-socorros e UTIs. Depois de formado, os dois anos de residência médica são para quem quiser obter uma especialização.

Optou pela carreira e quer saber onde estudar? Confira abaixo a relação das instituições mais bem avaliadas pelo Guia do Estudante 2018:

Sudeste (MG) Belo Horizonte – UFMG ★★★★★
Sul (RS) Rio Grande – Furg ★★★★
Sul (RS) Santa Maria – UFSM ★★★★
Sul (SC) Florianópolis – UFSC ★★★★

Fique de olho! Em agosto de 2017, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de 11 novos cursos de Medicina nas regiões Sul e Sudeste do país. As novas graduações reúnem 710 vagas de um total de 2.305 que devem ser abertas em todo o país, conforme edital publicado em 2014. Segundo o MEC, os cursos devem iniciar as atividades ainda em 2017. Entre as instituições contempladas estão Estácio (RJ), Feevale (RS), Unisinos (RS) e Uninove (SP). Conforme as diretrizes curriculares homologadas em 2014, os cursos vão privilegiar a inserção do aluno nas redes de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e o trabalho em equipe multiprofissional.