As 20 universidades mais empreendedoras do Brasil em 2017

Data da notícia: 27 de novembro de 2017

Veículo/Fonte: Gazeta do Povo

Link direto da notícia:http://www.gazetadopovo.com.br/economia/livre-iniciativa/empreender/as-20-universidades-mais-empreendedoras-do-brasil-em-2017-aikiwquz9sph6fk4juuef9nbv

A Confederação Brasileira de Empresas Juniores divulgou a segunda edição do Índice das Universidades Empreendedoras. A Universidade de São Paulo (USP) lidera o ranking nacional com 7,26 pontos. A instituição foi a que se saiu melhor nos indicadores da pesquisa: Infraestrutura, Internacionalização, Capital Financeiro, Cultura Empreendedora, Inovação e Extensão.

Em segundo lugar ficou a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), seguida pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O estudo busca compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior. Para isso, ouviu, ao longo do ano, mais de 10 mil estudantes e coletou informações e dados de mais de 50 faculdades.

“No cenário econômico e político que o nosso país se encontra, o empreendedorismo se apresenta como a força motriz da mudança. Esse índice mostra como universitários, inconformados com suas realidades, sonharam com uma universidade mais inovadora e tiveram a ousadia de se questionar sobre o ecossistema em que estão inseridas, buscando sempre o melhor de si mesmos”, explica Carolina Utimura, Presidente da Brasil Júnior.

O brasileiro mais inovador do mundo

Tallis Gomes foi eleito o jovem mais inovador do mundo pelo MIT. Veja o que ele tem a dizer

Além de medir a Cultura do Empreendedorismo, o índice avaliou a opinião dos estudantes quanto à diversidade de alunos, metodologias de ensino e motivações que os faziam entrar e continuar nas universidades.

Dos alunos participantes, 30% declararam que nunca participaram de projetos que vão além da sala de aula e mais de 50% discordam que a grade curricular o auxilia a desenvolver competências empreendedoras.

Veja o ranking das 20 universidades mais empreendedoras do Brasil:

1.º - Universidade de São Paulo (USP)

Nota final: 7,26

2.º - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Nota final: 6,90

3.º - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Nota final: 6,84

4.º - Ybuversudade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nota final: 6,45

5.º - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Nota final: 6,18

6.º - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)