Crianças hospitalizadas recebem aulas de exatas de alunos voluntários da UFG

Data da notícia: 04 de dezembro de 2017
Veículo/Fonte: O Hoje
Link direto da notícia: http://ohoje.com/noticia/cidades/n/141405/t/criancas-hospitalizadas-recebem-aulas-de-exatas-de-alunos-voluntarios-da-ufg

Expectativa é que a cada semestre, 180 pessoas sejam atendidas pelo projeto de extensão

Com o objetivo de lembrar a importância do Dia do Voluntário, a Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolve o projeto de extensão "Ensinando a Aprender". A iniciativa move estudantes dos cursos de Engenharia para ensinar, voluntariamente, disciplinas da área de exatas aos pacientes internados no Hospital das Clínicas e Hospital Araújo Jorge, em Goiânia. A data do voluntário é comemorada no dia 5 de dezembro.

O projeto, idealizado pelo professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG (EECA), Emiliano Godoi, conta com 45 alunos cadastrados, que realizam de cinco a oito visitas hospitalares por semana. Segundo o docente, novas vagas serão abertas para os demais cursos da Universidade. O projeto é realizado por meio de uma parceria entre a EECA, o Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar, da Secretaria Estadual de Educação, e os hospitais atendidos. A expectativa é que a cada semestre, 180 pessoas sejam atendidas pelo projeto de extensão.

Lacuna

A proposta, denominada Pedagogia Hospitalar, é mantida em diversas instituições de saúde com o intuito de garantir o direito de crianças, adolescentes e adultos, que estão em situação especial de saúde, a continuarem seus estudos. O atendimento pedagógico é fundamental para a manutenção da dignidade nos pacientes, mas encontra cotidianamente o desafio de atender um público extremamente variado em faixa etária e nível de escolaridade.

A iniciativa do projeto "Ensinando para Aprender" responde a esta lacuna vivenciada diariamente pelos pedagogos no ensino de disciplinas como física, química e matemática.

Foto: Divulgação/José Olímpio de Siqueira