Mutirão de combate ao câncer de pele ocorre neste sábado

Data da notícia: 30 de novembro de 2017

Veículo/Fonte: O Hoje

Link direto da notícia:http://ohoje.com/noticia/cidades/n/141230/t/mutirao-de-combate-ao-cancer-de-pele-ocorre-neste-sabado

A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) promove, neste sábado (2), um mutirão de combate ao câncer de pele, das 9h às 15h, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG). Trata-se da primeira ação da campanha Dezembro Laranja 2017 que, neste ano, adotou o slogan "Se exponha, mas não se queime". 

Aproximadamente 80 pessoas – dentre médicos dermatologistas e uma equipe de enfermeiros e técnicos – participam desta ação de prevenção e combate ao câncer de pele. A intenção é atender, gratuitamente, em torno de mil pessoas em Goiânia.

“O mutirão objetiva diagnosticar o mais precocemente possível casos de câncer de pele para aumentar as chances de cura e evitar possíveis mutilações e danos para à população”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), Adriano Loyola. “Nesta ação, também serão realizadas cirurgias em pessoas que forem diagnosticadas com o câncer para que, assim, o tratamento da doença possa ser feito”.

Nacional

Aproximadamente 3 mil dermatologistas realizarão consultas gratuitas em 129 postos de atendimento, em 24 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização.

‘Dezembro Laranja’

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam, anualmente, mais de 170 mil casos de câncer de pele, o de maior incidência no País. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção para a redução dos riscos. Neste ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, e levará diferentes ações à internet, às ruas, aos parques e às praias.

“Esta é a 18ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD. Desde a sua implementação, em 1999, a campanha da SBD atingiu 566.873 pessoas. De 2014 para cá, o trabalho de conscientização passou a ser realizado durante todo o mês de dezembro – por isso o nome ‘Dezembro Laranja’ – e, a partir deste ano, a nossa intenção é estender durante os meses de janeiro e fevereiro”, diz Loyola.

Câncer

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelam, anualmente, mais de 170 mil casos de câncer de pele, o de maior incidência no País. Segundo definições da SBD e da SBD-GO sobre o câncer de pele, a doença é provocada pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. É o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no País. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente. Dentre os tumores de pele, o tipo não melanoma é o de maior incidência e mais baixa mortalidade.

Segundo os médicos, o câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores. Pessoas de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são mais propensas a serem futuras vítimas.

Prevenção

Para prevenir o câncer de pele, o especialista chama a atenção. “Devem ser usados chapéu com aba larga, roupas que cubram boa parte do corpo, óculos de sol e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30 – lembrando que, ao se expor, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados. Hidratar o corpo também é uma medida fotoprotetora importante, e, claro, evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h. A ideia é sempre reforçar a importância da proteção diária como forma de prevenção, e alertar que a identificação precoce do câncer de pele aumenta as chances de cura e evita danos ou mutilações”, enfatiza o especialista.