UFG apoia Campanha em Defesa do Cerrado e Caatinga

Assinaturas são colhidas no IESA, Rádio Universitária e Escola de Agronomia

A Universidade Federal de Goiás (UFG), juntamente com algumas empresas e políticos apóiam a Campanha em defesa do Cerrado e da Caatinga. O Instituto de Estudos Sócio Ambientais (IESA), a Escola de Agronomia e a Rádio Universitária são os pontos de assinatura para quem deseja participar do abaixo-assinado.

O objetivo da Campanha é aprovar a PEC 115/150, Proposta de Emenda a Constituição. Tal proposta visa garantir ao Cerrado, Caatinga e Campos do Sul (Pampa) o status de Patrimônio Nacional, já que na Constituição Federal de 1988 esses biomas não foram incluídos. Atualmente, os biomas considerados Patrimônio Nacional são a Amazônia, Pantanal e Mata Atlântica.

Autor da PEC 115/150, o Deputado Pedro Wilson vai propor ao Parlamento do Mercosul mais recursos aos biomas que interferem nos países vizinhos ao Brasil, que são o Cerrado, Amazônia, Pantanal e Campos do Sul. A aprovação da PEC pode garantir uma maior preservação dos biomas e desenvolvimento sustentável.

Em cinco de dezembro do ano passado, o Programa de TV “Trilhas do Brasil”, apresentado pela jornalista Rosângela Aguiar tiveram a iniciativa de realizar uma audiência pública na Assembléia Legislativa. Naquela ocasião, muitas falas defenderam o cerrado. “Nós temos vida hoje na Terra graças ao Cerrado”, ressaltou o professor Altair Sales Barbosa da Universidade Católica de Goiás (UCG).

O Fórum Goiano em Defesa do Cerrado convida a todos a participarem do abaixo assinado e enviar e-mails aos deputados federais e senadores pedindo aprovação da PEC 115/ 150. Professores, estudantes e funcionários podem procurar as listas ou se preferir mandar e-mail para trilhabr@terra.com.br. A expectativa é que a proposta seja aprovada ainda esse ano.

Por Daniela Rezende Vaz

Fonte: Agencia UFG de Notícias