Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia inscreve até o dia 4 de agosto

Quem quiser participar do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia tem até o dia 4 de agosto para fazer a inscrição. Organizado pelos países-membros e associados do Mercosul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), o tema deste ano é a produção de biocombustível de origem biológica, originado por meio da utilização de uma ou mais espécies vegetais, tais como cana-de-açúcar, mamona, soja, cânhamo, canola, babaçu, lixo orgânico e resíduos da agroindústria, entre outras possibilidades.

O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia tem por finalidade reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens universitários, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países-membros e associados ao Mercosul. Visa, ainda, incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica orientada para o Bloco e contribuir para o processo de integração regional entre os países-membros e associados ao Mercosul, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico.

Para participar, os candidatos devem estar vinculados ao Mercosul, seja pela nacionalidade, naturalidade ou residência nos países-membros e associados ao Bloco. A premiação está dividida em quatro categorias: "Iniciação Científica" (individual ou por equipes de estudantes do Ensino Médio com no máximo 21 anos de idade – US$ 2 mil); "Jovem Universitário" (individual e destina-se a estudantes do Ensino Superior que tenham no máximo 28 anos – US$ 3,5 mil); "Jovem Pesquisador" (individual e destina-se a pesquisadores graduados que tenham no máximo 35 anos – US$ 5 mil); e "Integração" (equipes de pesquisadores graduados, sem limite de idade – US$ 10 mil).

As informações sobre a inscrição e a participação no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia podem ser obtidas pela internet, no seguinte endereço eletrônico:

Fonte: MCT