UFG cria 1.211 vagas e 25 cursos para 2009

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai oferecer 5.174 vagas para o próximo ano 1.211 vagas a mais que este ano. Para tanto, serão criados 25 cursos e as novas turmas de cursos já existentes serão ampliadas.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai oferecer 5.174 vagas para o próximo ano – 1.211 vagas a mais que este ano. Para tanto, serão criados 25 cursos e as novas turmas de cursos já existentes serão ampliadas. Além do aumento do número de vagas, o vestibular 2009 vai reservar 10% das vagas de cada curso para estudantes da rede pública e 10% para estudantes negros oriundos da rede pública. Outra novidade é a realização de uma nova modalidade de vestibular, chamado de processo seletivo estendido, exclusivamente para os candidatos ao curso de licenciatura em Matemática.

O sistema de cotas faz parte de uma série de medidas do Programa UFG Inclui, que o Conselho Universitário aprovou no início deste mês. A pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, explica que, para a segunda fase do vestibular, serão convocados a mais 20% de candidatos de escolas públicas e mais 20% de negros de escolas públicas.

Na segunda etapa, 10% das vagas de cada um dos cursos serão reservadas para candidatos participantes do sistema de cotas. O candidato deve optar pelo sistema universal ou pelo sistema de cotas no ato da inscrição do vestibular. A opção é válida para alunos que cursaram os últimos cinco anos em escolas públicas. O programa prevê uma vaga adicional em cada curso para indígenas e negros quilombolas, se houver demanda. O estudante que se declarar negro e for aprovado para a segunda fase passará por uma avaliação de uma comissão da universidade, que verificará a veracidade da afirmação.

Os candidatos às vagas do curso de Matemática que passarem da primeira etapa farão, na segunda etapa, prova somente de Redação. Para os candidatos deste curso, uma terceira etapa do processo de seleção ocorrerá durante todo o primeiro semestre de 2009, quando os candidatos terão de estudar e ser avaliados em duas disciplinas. A seleção final para o ingresso no curso de Matemática se dará por meio da média da primeira, segunda e terceira etapas.

“Esse processo seletivo estendido já existe em algumas federais e o objetivo é que a gente tenha mais candidatos para o curso de Matemática e consiga diminuir a evasão. Enquanto o candidato estuda as duas disciplinas ele não será considerado aluno da universidade, já que essas duas disciplinas fazem parte do processo seletivo. A gente está apostando na inclusão e que esse aluno conheça um pouco da realidade do curso de Matemática e esteja melhor preparado”, explicou ontem, durante coletiva, Sandramara Chaves.

Além de tentar buscar diminuir a desistência dos estudantes do curso de Matemática, o programa UFG Inclui desenvolverá uma série de programas, pedagógicos e econômicos, para incentivar a permanência dos estudantes de todos os cursos. A mudança na forma de ingresso no curso de Matemática foi sugerido pela própria direção do curso.

O edital completo do vestibular 2009 da UFG será divulgado na quarta-feira no Diário Oficial da União. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 23 de novembro e as da segunda estão previstas para 14 e 15 de dezembro.

META É CHEGAR A 25 MIL ALUNOS
A ampliação do número de vagas na UFG já é fruto da adesão da instituição ao Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), que está sendo implantado pelo Ministério da Educação. A meta da UFG é chegar a 25 mil alunos em 2012. Atualmente, a universidade conta com 14.500 estudantes. As aulas de significativa parte dos cursos que estão sendo criados serão ministradas no período noturno, especialmente nos campi do interior, para possibilitar a freqüência de pessoas que trabalham durante o dia.

Das 1.211 novas vagas, pouco mais da metade (696) serão abertas em Goiânia, que contará com mais 17 cursos; 240 vagas vão para o Campus da cidade de Catalão (mais quatro cursos); 175 para Jataí (mais dois cursos) e 100 na cidade de Goiás (mais dois cursos). Com os novos 25 cursos, o número total salta de 82 para 107.

Em alguns casos, o curso criado já existia na UFG e passou a ser oferecido também em outra unidade da universidade. É o caso do curso de Direito, que agora passa a ser oferecido no campus de Jataí. Na cidade de Goiás, os dois novos cursos criados são Filosofia, já existente em Goiânia, e Serviço Social, inédito na UFG.

OS NOVOS CURSOS

Goiânia
– Engenharia de Computação noturno (40 vagas)
– Engenharia Ambiental Integral (45)