Projeto da UFG é selecionado pelo Edital 2018 da Fundação Cargill

Data da notícia: 11 de janeiro de 2018

Veículo/Fonte: Diário da Manhã

Link direto da notícia: http://aredacao.com.br/noticias/97575/projeto-da-ufg-e-selecionado-pelo-edital-2018-da-fundacao-cargill

Goiânia – A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi uma das nove instituições selecionadas pelo Edital 2018 da Fundação Cargill. Por meio do Programa de Educação Alimentar e Nutricional, voltado para tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares de 200 crianças de Santo Antônio de Goiás, a UFG vai promover atividades para conscientizar as famílias sobre a importância da alimentação adequada.

Segundo a Cragill, com objetivo de promover a alimentação saudável, segura, sustentável e acessível, foram selecionados projetos ligados à transformação social e geração de valor na cadeia da alimentação que receberão apoio financeiro e de gestão durante este ano. O projeto de Goiânia realizará oficinas que visam melhorar a qualidade da merenda escolar ofertada pela escola municipal e aumentar o consumo de cascas, folhas, talos e sementes a partir do aproveitamento integral do alimento.

O projeto da UFG tem como objetivo reduzir em 50% a prevalência dos fatores de risco cardiovasculares, em um período de 12 meses; aumentar em 50% o consumo diário de frutas e hortaliças e reduzir em 50% o consumo diário de alimentos ricos em açúcar refinado; atingir 30% de utilização do recurso, repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para a merenda escolar na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar.

"Para a seleção, consideramos questões como o planejamento e gestão, o impacto e a relevância do projeto, seu poder de transformação, seu potencial de inovação e sustentabilidade, além de alinhamento entre o propósito e a missão da Fundação Cargill", explicou Yuri Feres, diretor-presidente da Fundação Cargill. Segundo ele, o edital 2018 recebeu inscrições de 168 projetos de 141 instituições presentes em 14 estados brasileiros.

Iniciativas de Barreiras, Chapecó, Itapira, Santarém, Santos e São Paulo também foram escolhidas. Juntas, elas beneficiarão 2.288 pessoas.

A Fundação Cargill em Goiás
Em Goiânia, O programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável, desenvolvido em parceria com a Inmed Brasil, melhorou a saúde e a qualidade de vida de 4.100 pessoas por meio de ações voltadas à educação sanitária e nutricional. Segundo a instituição, para isto, ofereceu acompanhamento e orientação alimentar, realizando estudos e ações educativas e práticas que transformam o cotidiano, como a implantação de hortas escolares, entre outras iniciativas.

Segundo a Cargill, a fundação também beneficiou 4.207 pessoas por meio de oficinas aplicadas por 79 voluntários, que são funcionários da unidade Cargill em Goiânia, Itumbiara e Rio Verde. Por meio de jogos interativos, crianças e adultos são inseridos no conceito dos grupos alimentares, segundo as funções dos alimentos (energéticos, construtores e reguladores).