Inscrições do SiSU 2018 começam nesta terça-feira

O candidato que deseja pleitear uma vaga na UFG deve se inscrever entre os dias 23 e 26 de janeiro

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2018) começam nesta terça-feira, 23, e prosseguem até o dia 26 de janeiro. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29, próxima segunda-feira. O candidato que realizou prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e deseja concorrer a uma das 6.365 vagas oferecidas pela Universidade Federal de Goiás, deve estar atento aos prazos e orientações do SiSU. Mais informações no portal criado pelo Ministério da Educação (MEC) para o sistema de seleção.

O candidato que não for selecionado pela Chamada Regular pode ainda se inscrever na Lista de Espera, entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, também pelo site do SiSU. Vale lembrar que desde 2014, o Sistema é adotado como forma de ingresso na UFG. Todas as informações relativas ao SiSU na UFG serão divulgadas no site: www.sisu.ufg.br. Neste site já está disponível o Termo de Adesão SiSU 2018, onde constam, além de informações sobre a oferta de vagas, dados sobre os pesos de cada curso oferecido pela UFG.

Novidades

As novidades deste ano são a implementação das comissões de Acessibilidade e Verificação de Autodeclaração, além da necessidade de confirmação  de vaga on line para todas as etapas do processo (1ª, 2ª e 3ª Chamadas).

Vale ressaltar também que a partir deste ano o ingresso nas Instituições Federais de Ensino Superior foi alterada com o acréscimo de cotas para pessoas com deficiência, prevista na Lei n.º 12.409/2016. Atendendo a essa determinação houve a ampliação da inclusão de novas cotas para o ingresso na UFG, visando atender estes candidatos especificamente.

A Comissão de Verificação de Autodeclaração, que irá atuar também durante o período de matrícula presencial, verificará o atendimento da condição para todos os candidatos aprovados pelas opções Preto, Pardo ou Indígena (PPI). Dessa maneira, serão analisadas as características fenotípicas dos que se declararem pretos ou pardos e a etnia dos que se declararem indígena.

Em virtude da implementação dessas comissões, não será possível a realização de matrícula por procuração para os aprovados pelo sistema de cotas para pessoas com deficiência e pelas opções de Preto, Parto e Indígena (PPI).

Como funciona?

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação para que instituições públicas de ensino superior ofereçam vagas a candidatos participantes do Enem. Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. O inscrito também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas), ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas).

Veja mais: https://www.ufg.br/n/103344-saiba-como-ingressar-na-ufg-pelo-sisu

Números da UFG:

Total de cursos: 160

Total de vagas: 7.073 vagas

143 cursos participantes do SiSU

6.365 vagas ofertadas pelo SiSU

17 cursos não participantes

3.173 vagas para a ampla concorrência no SiSU

3.192 vagas pela Lei nº 12.711/2012

Serviço:

Assunto: Inscrições para o SiSU

Data: até 26 de janeiro

Mais informações: nos sites do MEC e UFG

Contato: Assessoria de Comunicação da UFG: 3521-1311.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Releases