Goiás está entre os 12 estados que mais produzem conhecimento no Brasil

Data da notícia: 04 de fevereiro de 2018

Veículo/Fonte: Jornal Opção

Link direto da notícia: https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/goias-esta-entre-os-12-estados-que-mais-produzem-conhecimento-no-brasil-116411/

Federal goiana é a grande responsável pelo desempenho do Estado na produção de pesquisa científica. Confira números

Disponibilizado pela Clarivate Analytics à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e divulgado no último dia 17 de janeiro, o relatório Research in Brazil traz um ranking dos estados com melhor desempenho em pesquisa científica.

Conforme os dados, Goiás está na posição 12 em nível nacional, atrás de estados como a Paraíba, Ceará e Bahia. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram. (Confira lista abaixo)

O relatório também mostra que a produção de conhecimento científico no Estado passa impreterivelmente pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

No ranking das universidades públicas que mais produzem conhecimento científico relevante no Brasil, a instituição goiana aparece em 17º lugar.

O levantamento ainda aponta que as universidades particulares não produzem absolutamente nada de conhecimento relevante no Brasil. Ou seja, a produção científica no país é dependente exclusivamente das universidades públicas.

O documento traz o desempenho da pesquisa brasileira em um contexto global entre os anos 2011 e 2016. Os dados foram obtidos do InCites, plataforma baseada nos documentos (artigos, trabalhos de eventos, livros, patentes, sites e estruturas químicas, compostos e reações) indexados na base de dados multidisciplinar Web of Science – editada pela Clarivate Analytics.