Livro, documentário e série de fotos retratam espiritualidade popular da congada e da folia de reis

Data da notícia: 07 de fevereiro de 2018

Veículo/Fonte: Portal Caldas

Link direto da notícia: http://portalcaldas.com.br/noticias/2574-livro,-documentario-e-serie-de-fotos-retratam-espiritualidade-popular-da-congada-e-da-folia-de-reis.html

Trabalhos de pesquisadores ficam expostos no Centro Cultural da UFG a partir desta terça-feira. Mídias mostram detalhes dessa cultura centenária dessas tradições e levam público a refletir sobre sabedoria da religiosidade.

A espiritualidade das congadas e folias de reis é retratada em palavras, vídeos e imagens dos pesquisadores do núcleo Música Sociedade e Performance, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A partir desta terça-feira (6), os trabalhos da equipe, que resultaram em um documentário, dois livros e uma mostra fotográfica ficam expostos no Centro Cultural UFG. A entrada é gratuita.

Conduzidos pelo pesquisador Sebastião Rios, estudantes de Goiás e de Brasília exploraram as atuações da Congada de Moçambique do Tonho Pretinho, realizada em Itapecerica (MG) e das Folias de Reis em Inhumas, no centro de Goiás. As mídias produzidas pelos pesquisadores procuram mostrar as tradições, cultura e conhecimento que os participantes levam e disseminam.

"A gente muitas vezes pensa a pesquisa da cultura popular como resgate, o que dá sempre a ideia de que vamos pegar algo que está morrendo, porque a maior parte das pessoas que participam já são mais velhas. A questão, no entanto, não é resgatar e sim mostrar. Elas existem há anos e não aparecem nem mesmo nas escolas. Esses mestres da cultura popular são pessoas muito sábias e têm muito a nos passar."

“O trabalho quer mostrar que a gente vive em um mundo moderno, tecnológico, mas temos outras formas de sociabilidade, de rezar, de comer, de fazer festa e que são muito interessantes e de valores muito bacanas de se conhecer. Com práticas muito mais saudáveis, inclusive”, disse Rios ao G1.

Os trabalhos fazem parte do projeto Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial Relacionado à Música, Canto e Dança de Comunidades Afrodescendentes, que tem documentado essas práticas antigas. O pesquisador destaca que essa iniciativa casa com o desejo dos grupos de se fazerem presentes na cultura brasileira atual.

“Eles têm vontade de serem vistos e temos muito orgulho de conseguir fazer esse trabalho, não para eles, mas com eles. Nessa pesquisa tudo foi discutido, conversado, foi mostrado todo o processo de criação dessas festas. A gente conseguiu por nosso conhecimento a favor da divulgação de outro tipo de conhecimento”, comentou.

A partir desse trabalho, os pesquisadores começaram a estudar ainda outras possibilidades e maneiras de fazer a cultura popular ainda mais presente. Reis revelou que já existe um projeto para que os próprios participantes das congadas e folias ministrem cursos na UFG.

“Queremos usar a universidade para valorizar esse conhecimento. Queremos trazê-los para dentro da universidade para eles oferecerem aulas na UFG. Esperamos que no segundo semestre de 2018 já consigam oferecer matérias de pós e graduação com mestres do congado e da folia na condição de professores”, completou.

Durante a exposição dos trabalhos, os visitantes poderão assistir ao documentário “Na Angola Tem”, que retrata as congadas, além de ver uma série de fotografias feitas durante a pesquisa. No local, também estarão disponíveis para compra o livro “Na Angola Tem”, com o mesmo tema, e a obra “Toadas de Santos Reis em Inhumas, Goiás”, que retrata as canções de folias de reis e toda a tradição religiosa que envolve a cultura.

Exposição
Local: Centro Cultural UFG – Av. Universitária, n° 1533, Setor Universitário – Goiânia
Data: de 6 de fevereiro até 13 de março de 2018
Abertura: terça-feira (6) às 19h30