Embrapa, UFG e UFMT organizam evento sobre ciência do solo na região Centro-Oeste

Data da notícia: 15 de fevereiro de 2018

Veículo/Fonte: Portal do Agronegócio

Link direto da notícia: http://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/embrapa-ufg-e-ufmt-organizam-evento-sobre-ciencia-do-solo-na-regiao-centro-oeste-168670

Com o objetivo de divulgar as mais recentes informações e conceitos relativos à fertilidade do solo e nutrição das culturas agrícolas na região Centro-Oeste, será realizado, em Goiânia, no período de 01 a 04 de maio, o II Simpósio sobre Nutrição de Plantas no Cerrado (II SNPC) e a V Reunião Centro-Oeste de Ciência do Solo (RCOCS). O evento integrado é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS – núcleo regional Centro-Oeste) e organizado pela Embrapa, Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Na programação constam palestras que ilustrarão a importância do diagnóstico nutricional adequado de um sistema produtivo e reflexão dos “gargalos” existentes, dando ênfase aos desafios atuais da ciência do solo na região do Cerrado. Também será abordada a parte prática ligada ao manejo do solo, técnicas de avaliação do estado nutricional, melhores práticas agrícolas que possam promover a nutrição mineral das principais culturas.

“Outros temas que serão abordados são adubação mineral e orgânica, novas técnicas de avaliação do estado nutricional das culturas, adubação de sistemas de cultivo, enfim, todas as boas práticas que sejam capazes de garantir maior retorno econômico com sustentabilidade”, afirma o pesquisador da Embrapa Cerrados Robélio Marchão, presidente da V RCOCS e diretor do núcleo regional Centro-Oeste da SBCS.

Os trabalhos técnico-científicos a serem apresentados no evento contemplarão os mais diversos conteúdos relacionados às áreas de fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas; biologia, física, mineralogia e química do solo; gênese, morfologia e classificação do solo; manejo e conservação do solo e da água; corretivos e fertilizantes; planejamento do uso da terra e recuperação de áreas degradadas.

São esperados mais de 600 participantes entre técnicos, produtores, empresários de vários setores, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados à área de solos. Além dos anais, será editado pela SBCS um livro-texto com as palestras de forma a resgatar todo o conhecimento que será debatido no evento.

Pesquisadores das unidades da Embrapa – Agrossilvipastoril, Algodão, Arroz e Feijão, Cerrados, Milho e Sorgo e Solos – ministrarão palestras no evento. Os pesquisadores da Embrapa Cerrados Djalma Martinhão, Ieda Mendes e Lourival Vilela falarão, respectivamente, sobre eficiência e manejo de fertilizantes fosfatados em sistemas de produção, saúde do solo e integração lavoura-pecuária como estratégia para recuperação de pastagens degradadas. No encerramento do evento, na tarde do dia 04, ocorrerá um Dia de Campo na Embrapa Arroz e Feijão, onde pesquisas em campo sobre os temas abordados no evento serão apresentadas.

Inscrições – os interessados em participar do evento devem fazer sua inscrição online no site. Os valores das inscrições feitas até 31/03 variam de R$ 150,00 para estudantes de graduação sócio da SBCS até R$ 400,00 para profissionais. Após essa data, os valores passam para R$ 200,00, estudantes de graduação sócio da SBCS, e R$ 500,00 para profissionais. Há possibilidade de descontos para grupos acima de 10 participantes, os interessados devem entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail snpc2018@gmail.com