Grupo Ipê Amarelo celebra Dia Mundial do Escoteiro

Grupo Escoteiro da UFG está em atividade desde 2016 com reuniões aos sábados na Escola de Engenharia Civil e Ambiental

Texto produzido por Versanna Carvalho - Projeto Visibilidade - Secretaria de Comunicação da UFG

O Grupo Escoteiro Ipê Amarelo da Universidade Federal de Goiás (UFG) comemora o Dia Mundial do Escoteiro, 23 de abril, festejando também o terceiro ano de atividades iniciadas em 2016. O Ipê é um dos grupos mais novos da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), em Goiás, com 81 membros entre crianças, adolescentes e adultos voluntários (escotistas). Foi concebido em agosto de 2015 como um projeto de extensão do Hospital das Clínicas da UFG pela enfermeira Regina Sélia Jorge, que coordena o programa.

As reuniões são realizadas aos sábados, das 15h às 17h, na Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA-UFG), no Câmpus Colemar Natal e Silva, Setor Universitário. Podem participar do movimento escoteiro crianças com idades a partir de 6 anos e meio até jovens de de 21 anos de idade. “O objetivo é contribuir para a educação de crianças e adolescentes, dentro e fora da Universidade, envolvendo também pais e responsáveis”, afirma a coordenadora.

O Ipê Amarelo conta entre seus membros com professores, mestres e doutores da UFG dedicando-se ao escotismo, mas a participação é aberta a toda comunidade, não ficando restrita à UFG.  Apesar de novo, o grupo é ativo e participa de eventos escoteiros em nível local, regional e nacional. No ano de 2017, desenvolveu atividades com envolvimento de aproximadamente mil pessoas, participantes do grupo e comunidade.

Na UEB Regional Goiás, foram registrados 1.640 escoteiros durante o ano passado, montante próximo à marca histórica de 1.811 observada em 1991. O crescimento médio do Estado foi de 17,96%, superior à média nacional, 11,87%. A movimentação no Estado reflete uma tendência que vem sendo observada em todo o país. Ano passado, o Brasil atingiu a marca de 100 mil escoteiros, contabilizando também os adultos voluntários que se uniram ao movimento.

Movimento

O Escotismo é um movimento educacional não formal que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. “Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno”, pontua a presidente do grupo e professora aposentada do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae-UFG), Maria José Almeida. O método escoteiro trabalha com um sistema de progressão com atividades interessantes e variadas conforme a faixa etária da criança e do adolescente.

Conheça mais sobre o grupo no Facebook:

Serviço:

Grupo Escoteiro Ipê Amarelo - UFG - 31 GO

Público: crianças a partir de 6 anos e meio (preferencialmente alfabetizadas) a jovens de até 21 anos

Reuniões: aos sábados

Local: Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA-UFG)

Endereço: Avenida Universitária, nº 1.488

Escola de Engenharia Civil - UFG