UFG marca presença na Agro Centro-Oeste Familiar 2018

Presença das ligas de medicina e também ações de empoderamento da mulher do campo estão entre os destaques da universidade no evento

Texto: Kharen Stecca - Projeto Visibilidade da Secretaria de Comunicação da UFG

A edição 2018 da Agro Centro-Oeste Familiar será realizada de 9 a 11 de maio, em São Luís de Montes Belos, interior de Goiás e a UFG estará presente na programação do evento. A estrutura será organizada em dois locais: nas dependências da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no Parque Bela Vista (Espelho D’Água) na cidade de São Luís de Montes Belos.  Durante a manhã e início da tarde a feira terá atividades acadêmicas e palestras realizadas na Fazenda Escola da UEG. A partir das 16 horas ocorrerá a feira-livre dos produtos oriundos da agricultura familiar no Espelho D’Água da cidade.

Entre as atividades previstas estão atendimentos de ligas da saúde da UFG, por meio Espaço Saúde. Algumas das ações disponíveis são informações em caso de acidentes com animais peçonhentos e intoxicações; prevenção de câncer, tabagismo, hipertensão (aferimento de pressão), diabetes (teste rápido de glicemia), orientação nutricional, infecções sexualmente transmissíveis, entre outras ações.

Na Tenda da UFG professores estão organizando ações diárias sobre empoderamento da mulher do campo. Dias 9 e 10 e maio  às 9 h acontecerá o encontro Vamos Conversar Sobre as Condições da Mulher no Campo!  No dia 11, às 9 h está programada a feira de troca de sementes crioulas. A tenda da UFG ficará montada na Fazenda Escola da UEG.

A Regional Jataí também estará presente com expositores e alunos. Entre os expositores agricultores de Santa Rita do Araguaia vão vender queijo cabacinha, doce de leite, cachaça e artesanato em biscuit . As regionais  Goiânia e Goiás também vão enviar estudantes para participar do Seminário Científico do evento, apresentando resultados de diferentes pesquisas sendo desenvolvidas na UFG. Em Goiânia estão sendo organizadas caravanas diárias pela Escola de Agronomia.

Evento - Entre as atividades previstas estão a Feira livre da Agricultura Familiar: com comercialização de hortaliças, frutas, mel, produtos beneficiados e artesanatos; estandes das entidades representativas dos agricultores familiares e dos órgãos públicos parceiros do evento; salas de seminários temáticos; seminário científico; cursos práticos, dias de campo, exposição de máquinas e implementos, rodas de conversa e eventos culturais.

Mais informações no site do evento: http://www.agrocentro.ueg.br/

Serviço:
Assunto: Participação da UFG na Agro Centro-Oeste Familiar 2018
Data: 9 a 11 de maio
Local: Universidade Estadual de Goiás (UEG) e no Parque Bela Vista (Espelho D’Água) na cidade de São Luís de Montes Belos

Fonte: Secom UFG

Categorias: Release