Projeto mapeará condições de saneamento em 45 municípios goianos

Parceria entre UFG e Funasa terá duração de três anos e será realizada em comunidades rurais e tradicionais do estado

Uma parceria firmada entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizará um amplo mapeamento das condições de saúde e segurança do saneamento em comunidades rurais e tradicionais de 45 municípios goianos. Na próxima quinta-feira (26/4), às 10h ocorrerá o evento de chamamento para o Projeto, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia da UFG. A intenção é mobilizar e sensibilizar os gestores municipais e representantes das comunidades que participam do projeto.

 

O SanRural visa promover conhecimento acerca das condições de saneamento e saúde ambiental dos municípios que receberão o projeto. O projeto tem duração de três anos e está entre os sete maiores do Brasil. Ele proporcionará o fortalecimento da gestão e da capacitação técnica de profissionais, o desenvolvimento institucional, a implementação das ações de educação em saúde, educação sanitária, ambiental e de saneamento básico, resultando na melhoria da qualidade dos serviços e, consequentemente, na qualidade de vida da população. Serão realizadas atividades de formação, capacitação e oficinas para a população destes municípios.

 

O projeto envolve 127 comunidades rurais e tradicionais selecionadas nos 45 municípios, sendo 13 comunidades ribeirinhas, 51 comunidades remanescentes de quilombos certificadas e 63 assentamentos da reforma agrária. Está prevista a elaboração do Plano de Segurança de Saneamento Básico Rural (PSSBR), que é um instrumento de identificação e gestão dos riscos à saúde ao longo da cadeia dos quatro eixos do saneamento (água, esgoto, drenagem e resíduos), bem como a realização da análise das intervenções em saúde ambiental.

 

Confira aqui a programação do evento desta quinta, 26/4.

Saiba mais sobre o projeto SanRural.

 

Serviço

Assunto: Evento de chamamento do projeto Saneamento e Saúde Ambiental em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás.

Data e horário: 26 de abril de 2018, às 10h.

Local: Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal.

Contato: Secretaria de Comunicação UFG – (62) 3521-1311.

Fonte: Secom UFG

Categorias: Releases