UFG inaugura ambulatório de práticas integrativas e complementares (1/8)

Espaço irá oferecer atendimento gratuito para a comunidade todas as quartas-feiras

A saúde e o bem-estar do indivíduo não se limitam ao uso de medicamentos. Esse é o ponto de partida da criação do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) da Faculdade de Enfermagem da UFG. O espaço será inaugurado hoje, 1/8, às 15 horas, e estará aberto a toda a comunidade sempre às quartas-feiras das 15h às 17h. As PICs são um conjunto de práticas, oriundas de diferentes racionalidades terapêuticas, que visam o cuidado integral da pessoa. Elas são complementares porque não se propõem a substituir os medicamentos industrializados. A princípio, as atividades desenvolvidas no ambulatório serão: acupuntura, auriculoterapia, florais de Bach, Reiki e Ynsa.

O ambulatório da FEN nasceu de uma importante parceria entre a Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Terapeutas Holísticos (Abenah) e o Grupo de extensão, ensino e pesquisa em educação e saúde e em Práticas Integrativas e Complementares (Greenpic) da Faculdade de Enfermagem da UFG.

Como funciona?

Qualquer pessoa da comunidade poderá utilizar o ambulatório, que oferece serviços gratuitos. Os que procurarem o espaço serão convidados a participarem da prática de Auriculoterapia. As demais práticas serão indicadas após a realização de uma entrevista com os interessados. Os florais de Bach serão prescritos para quem tiver interesse e poderão ser adquiridos no local por R$ 25,00. Informações podem ser adquiridas no local ou pelo email: greenpicufg@gmail.com

Democratização do acesso

Além da oferta das PICs de forma gratuita e bem orientada, a implementação do ambulatório na Faculdade de Enfermagem aproxima aqueles que muitas vezes não têm acesso a esses serviços. “Infelizmente poucos serviços do Sistema Único de Saúde oferecem estas práticas. Além disso, outro fator que influencia é o pouco financiamento de pesquisas nesta área, dadas as grandes proporções de investimentos da indústria farmacêutica no desenvolvimento de medicamentos alopáticos”, explica Daniela Dallegrave, professora da FEN. Ainda segundo ela, é papel da UFG formar profissionais, produzir evidências científicas e popularizar o acesso a essas práticas.

Serviço

Assunto: Inauguração de ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares

Horário: 15 horas

Local: Faculdade de Enfermagem da UFG - Câmpus Colemar Natal e Silva

Endereço: Rua 227 - Setor Leste Universitário, Goiânia CEP: 74. 605-080

 

Texto: Carol Pires (Projeto Visibilidade)

Fonte: Secom UFG

Categorias: Releases