Faculdade de Direito realiza programação comemorativa de 120 anos

IV Congresso da FD/UFG deve discutir contribuições e desafios ao ensino jurídico do futuro

Em comemoração aos 120 anos da unidade, a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (FD/UFG) promove entre os dias 13 e 15 de agosto uma programação com objetivo de fomentar a discussão sobre o futuro do ensino jurídico no Brasil e, principalmente, no Estado de Goiás. Sendo assim, com um olhar para o futuro, mas sem tirar os pés da tradição histórica, a IV Edição do Congresso da Faculdade de Direito, visa comemorar a história da educação forense em Goiás. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.eventos.ufg.br/FD120anos.

Congresso

Com o tema “Os 120 anos da Faculdade de Direito: contributos e desafios ao ensino jurídico do futuro”, o evento deve congregar os diversos grupos de pesquisa que integram a unidade, e os Programas de Pós-Graduação, com destaque para a realização do I Encontro de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da FD/UFG. A organização destaca que a iniciativa ainda visa revelar “as contribuições dos juristas aqui formados para o desenvolvimento jurídico-político nacional”, e também “refletir sobre as contribuições e desafios futuros ao ensino jurídico goiano”.

O quadro de atividades conta com palestras, momento de prosa e poesia, e estreia de obras. Entre os lançamentos, um livro sobre os 120 anos do Curso de Direito em Goiás, que promove um encontro entre diferentes gerações que passaram pela unidade de ensino. Em outra ocasião, será lançada a Coleção “Experiência Jurídica nos 30 anos da Constituição”, elaborada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Políticas Públicas (PPGDP/UFG) em colaboração com a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de Goiás (OAB/GO).

Atualidade

Com 120 anos de trajetória, a FD se empenha em seguir relevante em tempos atuais. Entre as ações que demonstram o compromisso da Faculdade com a construção de uma comunidade mais justa, inclusiva e igualitária, se destaca a posse da professora Bartira Miranda Macedo, primeira mulher a assumir a direção da unidade, em 2017. Dessa forma, o Congresso deve incluir discussões sobre a pluralidade social no meio jurídico, tradicionalmente marcado por uma presença, majoritária, de profissionais, estudantes e pesquisadores do gênero masculino.

Os organizadores ressaltam que o futuro do Direito passa pela inclusão, de mulheres, negros, LGBTs, deficientes, e outros grupos minoritários ou marginalizados. No tocante aos assuntos abordados, a análise sobre as contribuições e desafios ligados ao futuro do ensino jurídico é importante, em um contexto, no qual, “o país parece caminhar para retrocessos em direitos já consolidados, urgindo a união de forças para resistir aos processos golpistas”.

História

O curso jurídico foi instituído em 13 de agosto de 1898, com a criação da Academia de Direito de Goiás, fechada 11 anos depois. Nas décadas seguintes, a Faculdade de Direito do Estado de Goiás passaria a oferecer a formação jurídica em território goiano, sendo reconhecida nacionalmente em 1936, federalizada em 1959, e incorporada à Universidade Federal de Goiás no ano seguinte. Em 1969, a sede da unidade foi transferida para o Setor Leste Universitário, no atual Campus I, onde atende cerca de 950 estudantes - 600 em graduação e 350 em especialização.

Serviço:

Assunto: Congresso comemora 120 anos da Faculdade de Direito