Total de equipes da Olimpíada Brasileira de Robótica sobe 91%

UFG sedia no Câmpus Samambaia etapa regional de evento que busca estimular crianças e jovens do ensino fundamental médio ou técnico à carreiras científico-tecnológicas

A Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - Modalidade Prática contabiliza um recorde antes mesmo da sua realização, no sábado (15/9). O número de equipes inscritas quase dobrou, passando de 69 em 2017 para 132 neste ano, um aumento de 91%. Os grupos são compostos por crianças e adolescentes, com idades que variam de 7 a 18 anos. O público esperado é de aproximadamente 1.000 pessoas.

O evento vai ocorrer a partir das 8h no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal - Câmpus Samambaia. A solenidade de abertura está marcada para às 9h e terá as participações do reitor da UFG, Edward Madureira, do secretário Municipal de Educação e Esportes (SME), Marcelo Ferreira da Costa, do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), Ricardo De Val Borges e do diretor do Instituto de Informática da UFG, Sérgio Teixeira de Carvalho.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Os vencedores são contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze.

Futuro

O expressivo aumento no número de equipes participantes é atribuído à maior adesão das escolas à competição. “Muitas escolas estão entendendo mais a importância desse  tipo de ensino no seu currículo. Está cada vez mais claro que as habilidades digitais podem ser desenvolvidas com o ensino de programação e robótica estarão presentes nas profissões do futuro. É devido a essa mudança de paradigma que as escolas estão passando a incluir essa disciplina no currículo”, pontua a professora do Instituto de Informática da UFG, Telma Woerle de Lima Soares, uma das responsáveis pelo evento na Universidade. A maior difusão de informações sobre a competição também contribuiu para despertar o interesse do jovem.

A maior parte das escolas participantes da etapa goiana da OBR são oriundas do setor privado, mas há a participação de Institutos Federais e de uma equipe da rede pública municipal de ensino. “Neste ano foi feito um trabalho para estimular o aumento da visitação de escolas municipais. A nossa expectativa é elevar a adesão desse público para o próximo ano”, comenta Telma Soares.

Realizada desde 2006, a OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A seletiva estadual tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), do Instituto de Informática da UFG e da empresa de software Siagri.

Etapa

A OBR possui duas modalidades Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

De acordo com a coordenação geral da OBR, a Etapa Regional/Estadual é realizada em uma Instituição-sede da Modalidade Prática no estado do estudante. As sedes regionais são indicadas pela OBR dentre as instituições que se candidatarem. Esta fase pode incluir etapas classificatórias regionais e estaduais.

As equipes inscritas no Nível 0 participarão apenas da primeira etapa no estado. As equipes inscritas nos Níveis 1 e 2 poderão se classificar para a Etapa Nacional. Cada estado deve realizar pelo menos uma etapa regional/estadual, regida pelo Manual de Regras da Etapa Regional/Estadual da Modalidade Prática da OBR.

As etapas regionais/estaduais acontecem entre junho e setembro e são definidas pelo Representante Estadual em conjunto com os Coordenadores de Eventos Locais e Instituições-sede. A seguir está o cronograma de eventos da Etapa Regional/Estadual da Modalidade Prática em cada estado. É possível visualizar nos links de cada evento as equipes inscritas direcionadas para cada Instituição-sede, informações específicas de local, horário e infraestrutura, além dos resultados da etapa após a finalização da competição local.

FICHA TÉCNICA

Evento: Etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - Modalidade Prática

Data: 15/09/18, sábado

Local: Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal - Câmpus Samambaia