UFG realiza 15º Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão

Temática central do evento é "Ciência para a Redução das Desigualdades"

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza o 15º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão (Conpeex) de 15 a 17 (segunda-feira a quarta-feira) de outubro de 2018. Este é o principal evento acadêmico da UFG, gratuito e aberto a toda a comunidade. O Congresso é realizado anualmente pela Universidade e tem como objetivo aproximar e fortalecer as relações entre as instituições de ensino superior (IES) e promover a troca de saberes e experiências entre estudantes, professores, técnico-administrativos da gestão superior, órgãos, unidades acadêmicas e comunidade externa.

O Conpeex tem atrações culturais e serviços para a comunidade, além de divulgar a produção acadêmico-científico-cultural da Universidade. A programação geral ocorrerá no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia com atividades complementares também nas unidades acadêmicas e no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae).

A temática central do encontro coincide com a da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), “Ciência para a Redução das Desigualdades”. Este tema se relaciona com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas.


I Mostra UFG de Inovação

A primeira Mostra UFG de Inovação ocorre em paralelo ao 15º Conpeex, com a finalidade de apresentar à sociedade em geral, indústrias, empresas, órgãos governamentais e demais instituições de ensino e pesquisa do Estado, exemplos do potencial da Universidade em pesquisas com viés de inovação tecnológica.

A exposição será realizada em um espaço de cerca de 500 m2 serão apresentados projetos das várias áreas de conhecimento como protótipos, pesquisas inovadoras, novos produtos e processos com potencial de transferência de tecnologia.

A Mostra é uma realização da Agência UFG de Inovação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e Universidade Federal de Goiás (UFG). Estarão presentes ao evento agentes do sistema de empreendedorismo e inovação, tais como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis (Funtec), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e Rede Goiana de Inovação (RGI).

Câncer bucal

A Faculdade de Odontologia realiza durante o Conpeex uma ação comunitária de prevenção ao câncer bucal. No local, serão oferecidas orientações de como manter a saúde da boca e exames clínicos para o diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas e do câncer bucal. O atendimento é totalmente gratuito e voltado à população.

O atendimento será feito das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Ambulatório I da Faculdade de Odontologia, no Câmpus Colemar Natal, no Setor Leste Universitário. Para participar, é necessário apresentar documento pessoal com foto. Os casos diagnosticados serão encaminhados para tratamento no Centro Goiano de Doenças da Boca, da Faculdade de Odontologia da UFG. A ação é coordenada por professores da Faculdade de Odontologia. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (62) 3209-6325.

Meditação

Algumas das atividades complementares previstas na programação do Conpeex está programada para a tenda do Núcleo de Acessibilidade, no estacionamento do Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal. Uma delas foi intitulada "Cinco Minutos de Autocuidado: Eu Abraço Essa Ideia" e oferece aos público noções de meditação, yoga, reiki, alongamento e atividades integrativas. A iniciativa é coordenada pela professora Juliana Cunha, da Faculdade de Nutrição da UFG.

Serviço
Evento: 15º Conpeex
Data: de 15 a 17 de outubro de 2018
Horário: das 8h às 21h
Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Universidade Federal de Goiás, Câmpus Samambaia
Endereço: Avenida Esperança s/n - Chácaras Califórnia, Vila Itatiaia
Goiânia - GO

Programação geral

Data

Horário

Atividade

15/10

(segunda-feira)

9h às 10h

Solenidade de Abertura do 15º Conpeex e Solenidade de Abertura da Semana Nacional de Ciências e Tecnologia do Estado de Goiás (2018)

10h às 12h

Conferências de Abertura

“Ciência para a Redução das Desigualdades”

Convidado: Álvaro Prata, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCTIC)

Coordenador: Edward Madureira Brasil, reitor da UFG

19h às 21h

Mesa-redonda

Segurança Alimentar: Interfaces e Diminuição das Desigualdades Sociais

Convidados: Gabriel da Silva Medina, coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronegócio da Escola de Agronomia (EA-UFG), Estelamaris Tronco Monego do Programa de Pós-Graduação Nutrição e Saúde da Faculdade de Nutrição (Fanut-UFG), Daniel Balaban, representante e diretor do Centro de Excelência contra a Fome da Organização das Nações Unidas (ONU)

Coordenadora: Luciana Bronzi, da Faculdade de Nutrição (Fanut-UFG)

16/10

(terça-feira)

9h 11h30

Mesa-Redonda

Inclusão Científica: Desafio para o Desenvolvimento

Convidados: André Ramos, coordenador do Projeto Imagine - UFSC), Marco Antônio Assfalk de Oliveira, coordenador do Projeto Pequi Mecânico - UFG, Roseli de Deus Lopes, coordenadora da Febrace - Escola Politécnica da USP)

Coordenador: Alcir Horácio Silva, diretor do Cepae/UFG

19h às 21h

Mesa-Redonda

Mulheres na Ciência: Gênero ou Preconceito?

Convidados: Celina Maria Turchi, pesquisadora da Fiocruz-PE, Microcephaly Epidemic Research Group, Márcia Cristina Bernardes Barbosa, professora da UFRGS e Marina Fisher Nucci, pesquisadora da Fiocruz

Coordenadora: Divina das Dores de Paula Cardoso, professora da UFG

17/10

ͦͦͦ(quarta-feira)

9h às 11h30

Mesa-Redonda

Ações Afirmativas para a Redução de Desigualdades Sociais

Convidados: Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, desembargador do TRT do Paraná e João Feres Júnior, do IESP-UERJ.

Coordenadora: Luciana de Oliveira Dias, da Faculdade de Letra (FL-UFG)

A programação científica, com apresentação de trabalhos e minicursos; de atividades complementares; programação cultural e de ações afirmativas podem ser acessadas aqui

Programação I Mostra UFG de Inovação

Data

Horário

Atividade

15/10

(segunda-feira)

11:00

Abertura Oficial da I Mostra UFG de Inovação

18:00

Encerramento das atividades do dia

16/10

(terça-feira)

9:00

Início das atividades do dia

17:30

Premiação da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário da UFG

18:00

Encerramento das atividades do dia

17/10

(quarta-feira)

9:00

Início das atividades do dia

17:00

Encerramento da I Mostra UFG de Inovação

 

Serviço
Evento: I Mostra UFG de Inovação
Data: 15 a 17 de outubro de 2018
Horário: das 8h às 18h
Local: Pavilhão ao lado do Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal – Universidade Federal de Goiás – Câmpus Samambaia

Texto: Versanna Carvalho (Projeto Visibilidade)

 

Fonte: Secom / UFG

Categorias: Releases