Superintendência de Goiânia participa de aula inaugural dos cursos de Geologia e Engenharia de Transportes

Data: 02 de março de 2015

Fonte: Notícias Mineração

Por Marcelo Villela

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou na terça-feira (24/2), a aula inaugural dos novos cursos de Geologia e Engenharia de Transportes, em Aparecida de Goiânia. Alunos, professores, funcionários, autoridades do estado e coordenadores da UFG e da Universidade Estadual de Goiás (UEG) participaram da solenidade que marcou o início das aulas.

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (MME) foram representados pelo superintendente Regional de Goiânia, Luiz Fernando Magalhães, pela gerente de Recursos Hídricos e Gestão Territorial, Cintia De Lima Vilas Boas e pela gerente de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Sheila Soraya Alves Knust.

A coordenadora do curso de Geologia da UFG, Teresa Cristina Junqueira Brod, aproveitou o discurso de boas-vindas aos alunos para salientar o crescimento da produção mineral no Brasil e do estado de Goiás, e concluiu dizendo que a criação dos cursos é uma grande oportunidade para todos.

A política do Governo Federal na criação e expansão das universidades federais, que gerou nos últimos anos um aumento nas vagas, foi reconhecida por Luiz Fernando Magalhães. O superintendente destacou também a importância da criação do curso de Geologia/UFG como mais uma capacitação à sociedade Goiânia em termos de núcleo de saber e tecnologia em ciências da terra. Aos novos alunos, reconheceu a importância da Geologia frente a desafios postos pela sociedade, não só no suporte à demanda de insumos minerais, mas na questão do uso e ocupação territorial e na gestão dos recursos hídricos. Magalhães destacou as parcerias entre a CPRM e departamento de Geologia/UFG.

Em discurso de agradecimento o reitor Orlando Amaral enfatizou processo de expansão da Universidade Pública, em especial da UFG pela a implantação do sistema de cotas, que tem propiciado o acesso a diferentes segmentos da nossa sociedade.

“Em 2007, a UFG possuía 13 mil alunos de graduação e pós-graduação. Hoje temos 25 mil alunos, ou seja, a instituição dobrou de tamanho. Isso é um desafio que poucos países têm a ousadia de se colocar. Temos um projeto de expansão para dobrar o tamanho da universidade pública brasileira, e que vem beneficiando todo o Estado. Esse campus é parte desse processo de expansão”, destacou Orlando.

Ainda, de acordo com o reitor, no último processo seletivo para universidades brasileiras a UFG foi a sexta mais procurada no Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Categorias: clipping