Escolas recebem livros de apoio didático ao ensino da música

Data: 02 de março de 2015

Fonte: Goiás Agora

A secretária da Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, fará nesta segunda-feira, dia 2, às 14 horas, a entrega oficial da coleção Tocar Junto – Ensino Coletivo de Banda Marcial, adotada pela Seduce como apoio didático ao ensino da música na rede estadual de ensino.De autoria do professor Marcelo Eterno Alves, a coleção contém sete volumes, sendo um deles destinado ao professor; os demais, ensinam sobre os instrumentos que formam a Banda Marcial: trompete, trompa, eufônio, trombone, tuba e percussão. O evento será no Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, na Rua Alameda Córrego Fundo, Residencial Mansões Paraíso, atrás do Aeroclube, Região Noroeste de Goiânia. Tocar Junto contou com a colaboração, na organização do material, da diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcântara, e da professora da UFG Flávia Cruvinel.

Durante o evento de entrega, será realizada a apresentação da Banda Marcial do Colégio Estadual José Lobo e da Banda Marcial Nova Aliança, formada por estudantes dos colégios Lyceu, Murilo Braga, Tancredo Neves e Francisco Maria Dantas. No repertório, está programada a execução de músicas contidas no Método Tocar Junto. Todas estas corporações musicais fizeram parte do projeto de pesquisa de implantação desta metodologia cujos resultados poderão ser conferidos na entrega oficial.

DVD
O professor Marcelo está finalizando um DVD didático, que será incluído na coleção Tocar Junto. O DVD foi gravado com a participação dos alunos do Grupo de Metais do IFG. “Nesse trabalho, eu apresento as formas e metodologias das quais faço sugestões de aplicabilidade e uso do método”, concluiu. Marcelo Alves Eterno foi músico das orquestras Filarmônica de Goiás e Sinfônica de Goiânia, instrutor de bandas em Goiânia e Anápolis, músico bombeiro militar, de grupos populares e de câmera e atua no magistério há 25 anos, 18 dos quais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Especialista em música brasileira, com mestrado em performance musical, ele leciona no curso técnico em instrumento musical e no curso de licenciatura em música do IFG.

Mais informações: (62) 3298-2484

 

Categorias: clipping