Leopoldo de Bulhões sedia I Seminário Nos Trilhos da Cultura e do Turismo

Data: 04 de março de 2015

Fonte: Rádio Rio Vermelho


Célio Silva
Da Redação Foto: Divulgação

Acontece no próximo sábado, 7 de março, em Leopoldo de Bulhões, o I Seminário Nos Trilhos da Cultura e do Turismo. O evento começa às 08:30 horas e acontece no Colégio Estadual Salim Afiúne. Devem participar representantes de prefeituras e câmara municipais das cidades da região da estrada de ferro, além de membros de Pontos de Cultura, IPHAN, DNIT, Conselhos Municipais de Cultura e da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás.

O seminário terá como objetivo principal iniciar um debate para a elaboração de um projeto que viabilize a execução de um projeto cultural aproveitando as estruturas das estações ferroviárias e a implantação do trem de passageiros de turismo.

Durante todo o sábado, os participantes do I Seminário Nos Trilhos da Cultura e Turismo vão acompanhar várias palestras e conferências, com temas variados. O primeiro tema será “História e Luta em Defesa das Estações”, com os palestrantes Lázaro Rodrigues, membro do Fórum de Gestores Culturais, e Samuel Straiolo, jornalista e autor do livro Memórias do Trilho.

O segundo tema em debate será “Um sonho não realizado: Análise do Projeto Estação Goiás”, com Ana Amélia, coordenadora do projeto, e Nasr Chaul, Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás.

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, Salma Saddi, apresentará o tema “Restaurando os Sonhos e Fortalecendo o Turismo Cultural”. Já o coordenador do Coletivo Cultural do Estado de Goiás, João Prates, apresentará o tema “Construção de Rede de Ponto de Cultura da Estrada de Ferro de Goiás”.

O coordenador do Patrimônio Ferroviário do DNIT, Francisco Fernandes Mamanny, fará palestra com o tema “Ferrovia: Patrimônio de Todos”.

A última palestra do seminário será ministrada por Deolina Taveira, especialista em gestão de patrimônio cultural integrado.

As inscrições para o seminário podem ser feitas na Diretoria de Cultura da Prefeitura de Leopoldo de Bulhões, pelo fone (62) 3337-1538.

Cada município poderá inscrever cinco participantes, além do gestor municipal.

Categorias: clipping