Brasileira ganha prêmio L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência 2015

Data: 04 de março de 2015

Fonte: Teciber

A Acadêmica e astrofísica Thaisa Storchi Bergmann foi a vencedora do Prêmio L’Oréal-Unesco Para Mulheres na Ciência, para a região da América Latina e Caribe, na edição de 2015. A homenagem tem como objetivo valorizar a posição das mulheres na ciência através do reconhecimento de notáveis ​​pesquisadoras, cujo trabalho contribui para o progresso científico.

A cada ano, o júri internacional alterna entre as categorias “ciências da vida” e “ciências dos materiais” e seleciona uma vencedora de cada uma das cinco regiões: África e Oriente Médio; Ásia-Pacífico; Europa; América Latina e Caribe; e América do Norte. As laureadas recebem um prêmio no valor de 100 mil dólares.

O Prêmio L’Oréal-Unesco Para Mulheres na Ciência já reconheceu 82 cientistas de todo o mundo, incluindo cinco Acadêmicas, além de Thaisa Bergmann: Beatriz Barbuy, Belita Koiller, Lucia Previato,Marcia Barbosa e Mayana Zatz.

Bergmann concluiu a graduação e o doutorado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o mestrado na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fez pós-doutorado na Universidade de Maryland e no Instituto do Telescópio Espacial, além de estágio sênior no Instituto de Tecnologia de Rochester, nos Estados Unidos. Atualmente é professora associada do Instituto de Física da UFRGS, onde é chefe do Departamento de Astronomia e do Grupo de Pesquisa em Astrofísica.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), Bergmann atua na área de astrofísica extragaláctica, e estuda os processos de alimentação e feedback de buracos negros supermassivos em galáxias. Ela foi a primeira cientista a detectar a presença de um disco de acreção em torno de um buraco negro no centro de uma galáxia inativa.

“Sinto-me muito honrada pelo prêmio, que significa o reconhecimento do meu trabalho. Quero ser capaz de contribuir para a melhor compreensão do nosso universo, e estou muito feliz por tudo isso”, afirmou a Acadêmica.

“Ficamos encantados por suas realizações, que nos ajudam a entender melhor a estrutura do universo”, escreveu o presidente do júri, Christian Amatore, para a astrofísica. O prêmio será entregue ainda este mês, em Paris.

Outra brasileira também é premiada com o International Rising Talents

Mais um motivo de comemoração para o Brasil é a escolha de Carolina Andrade como uma das 15 cientistas do mundo inteiro a receber o prêmio inédito International Rising Talents, que reconhece jovens e promissores talentos da área científica, impulsionando suas carreiras através de visibilidade internacional.

A pesquisadora e professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) também foi uma das sete vencedoras da edição nacional do prêmio Para Mulheres na Ciência, promovido pela L’Oréal, pela UNESCO e pela ABC, em 2014.

Carolina foi escolhida por seu projeto sobre a descoberta de um medicamento multi-funções para a leishmaniose usando estratégias integradas em Química Medicinal.

Luz

Segundo a Unesco, ainda é preciso avanços para alcançar equilíbrio de gênero na ciência. Apenas 30% dos pesquisadores no mundo são mulheres.

A agência da ONU anunciou que 2015 é o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luzes. Segundo a Unesco, esse ano celebra a ciência e o conhecimento em todo o mundo.

Categorias: clipping