Música brasileira em homenagem à mulher

Data: 06 de março de 2015

Fonte: O Popular

Quando se fala em piano para iniciantes, o repertório associado é de clássicos internacionais, clássico como sinônimo de erudito, que engloba do barroco ao contemporâneo. Mas quem almeja se tornar pianista e quer também explorar ritmos brasileiros já pode contar com a segunda edição de 13 Pequenas Peças Brasileiras, da goianiense Moema Craveiro Campos, que continua uma “iniciativa inédita”, segundo a professora.

A primeira edição, pela Irmãos Vitale, data do ano 2000 e está esgotada. A obra foi apresentada por Moema em aulas e recitais na Alemanha, México, Argentina e vários Estados brasileiros.

Lançar a nova edição ilustrada, com explicações sobre os diversos ritmos do Brasil e composições próprias, que podem ser conferidas no CD que acompanha o livro, é um dos motivos do sarau que Moema realiza hoje, às 16h30, na Escola Piaget. O outro é homenagear o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

No repertório, samba, bossa nova, serestas, toadas, todas as músicas acrescidas de comentários sobre a origem, a história desses ritmos. Como se trata do Dia da Mulher, merecerá destaque Chiquinha Gonzaga. “Óbvio, sem ela não haveria chorinho”, observa Moema.

Formada em piano pela Universidade Federal de Goiás, Moema fez mestrado sob orientação de Luiz Eça, do Tamba Trio, e de Linda Bustani, no Rio de Janeiro, e sua tese, com enfoque técnico e pedagógico, foi publicada. Também é autora de A Educação Musical e o Novo Paradigma. Em 1992, recebeu do Instituto Goethe o Prêmio de Música Contemporânea para Compositores Brasileiros.

Sarau: com a pianista Moema Craveiro Campos
Data: Hoje, às 16h30
Local: Escola Piaget ( Rua 1025, nº 397, Setor Pedro Ludovico)

Categorias: clipping