Vandeval Florisbelo quer curso de medicina em universidade particular

Data: 09 de abril de 2015

Fonte/Veículo: Blog do Mamede

Link direto para a notícia: http://www.blogdomamede.com.br/?p=19515

medrc

O governo federal anunciou no dia 02 de abril, a abertura de 1.887 vagas em medicina em faculdades particulares de oito estados brasileiros. Para isso, será feito antes um edital e 22 cidades podem ser beneficiadas.

Desta vez, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram as unidades da federação pré-selecionadas. Em Goiás, de acordo com o divulgado, apenas Itumbiara pode ser contemplada com a medida que é ligada ao Programa Mais Médicos.

De acordo com o Ministério da Educação, que faz parceria com o Ministério da Saúde no projeto, a expectativa é de que o resultado final seja noticiado no dia 31 de julho. “A meta é criar 11.447 novas vagas até 2017 para formar 600 mil médicos até 2026″, informa.

Sabendo do intuito do governo, o vereador Vandeval Florisbela (PMDB) apresentou petição na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 07 de março, requerendo à direção da única universidade particular da cidade, o Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc), que ela tente viabilizar para a própria instituição mais esse curso. “Outras cidades do estado já estão correndo atrás. Essa universidade tem o melhor laboratório na área médica, temos uma escola modelo, temos a Santa Casa que pode abrigar esse curso na unidade é e preciso correr atrás disso. Com isso cresce a nossa cidade, a economia e meu objetivo é torná-la um polo universitário”, disse o vereador.

A iniciativa do edil pode não resultar em sucesso, uma vez que o mesmo curso fora aprovado pelo Ministério da Educação no final de setembro do ano anterior para o Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás. Assim sendo, pode não ser interessante para o governo federal implantá-lo em duas instituição de ensino superior na mesma localidade.

Previsto para iniciar em 2016, o curso terá 50 vagas e concurso público pode ser realizado ainda neste ano para a contratação de professores e servidores para o seguimento no Campus da UFG Catalão.

Categorias: clipping