Livro traz reflexões sobre cotidiano

Data: 19 de maio de 2015

Fonte/Veículo: O Popular

Link direto para a notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/livro-traz-reflex%C3%B5es-sobre-cotidiano-1.853972 

Oftalmologista e escritor Solimar Moisés de Sousa lança hoje seu novo livro no Cremego

O médico oftalmologista Solimar Moisés de Sousa lança hoje, às 20 horas, na sede do Conselho Regional de Medicina (Rua T-27, Setor Bueno) seu mais novo livro. O título 1.000 Reflexões Para Você Nunca Esquecer é um esforço do autor para levar o leitor a pensar a respeito de diversos temas, que vão da avareza à beleza, da difamação à hipocrisia. “Na verdade são duas mil pequenas frases e definições, mas não sou pretensioso ao ponto de achar que todas elas são inesquecíveis. Acredito que se metade delas levar a reflexões a respeito dos temas abordados, já estará ótimo”, afirma.

O escritor há alguns anos trabalha nesta obra, que garante não ser um livro de auto-ajuda. “Na verdade ele tem um cunho filosófico, feito de ideias.” Solimar também ressalta que nenhum trecho do livro se inspirou em um escritor ou outro. Tudo partiu de suas próprias vivências, experiências e observações sobre o mundo.

“Há um trecho do livro em que eu volto a apostar um pouco no humor”, diz, lembrando-se de dois de seus livros já publicados, Dicionário do Politicamente Incorreto e Não É Isto O Que Você Está Pensando – O Que Realmente As Pessoas Querem Dizer. “A obra tem um tom provocativo, até mesmo com a minha categoria de médicos”, assume. Ele, porém, acredita que isso estimula as pessoas a pensarem de forma mais autônoma.

Fiel a este estilo, Solimar cunha frases como esta: “A ganância sabe atropelar a razão como ninguém”. Acerca da mediocridade, ele escreve: “Onde a ignorância prolifera, a mediocridade brilha”. Já quanto ao hábito de se prometer as coisas aos outros, o autor troça: “O político astuto não promete nada que os outros não possam cumprir.” Ele também tem uma palavra sobre a humildade: “Sustos são instrumentos criados por Deus para nos mostrar nosso devido lugar.” Nesta mesma linha, Solimar tece breves comentários sobre variados temas, como ambição, amizade, tragédias, entre outros. Solimar é professor da Faculdade de Medicina da UFG e, com este livro que lança hoje, soma cinco obras publicadas.

 

Lançamento do livro1.000 Reflexões Para Você Nunca Esquecer
AutorSolimar Moisés de Sousa
DataHoje, às 20 horas
LocalConselho Regional de Medicina de Goiás (Rua T-27, nº 148, Setor Bueno)

Categorias: clipping