Funarte faz mapeamento da dança em oito capitais

Data: 19 de maio de 2015

Fonte/Veículo: Jornal do Commercio

Link direto para a notícia: http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/terceiroato/

Terra, do Grupo Grial de Dança. Foto: Divulgação
Terra, do Grupo Grial de Dança.

A Funarte está fazendo um levantamento da área da dança em oito capitais brasileiras de cinco diferentes regiões do Brasil, identificando nominal e quantativamente indivíduos, grupos e instituições que desenvolvem atividades em dança há pelo menos dois anos. O objetivo é traçar um panorama da dança no País.

A pesquisa, que começou em 11 de maio e segue até 11 de agosto, tem cooperação técnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é a primeira etapa do projeto Mapeamento Nacional da Dança, com a coleta de dados em Belém, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. O levantamento tem ainda a parceria das seguintes universidades: UNESPAR/Campus Curitiba II, Unesp, UFRJ, UFPE, UFC, UFPA, UFG e UPE. Ao todo, estão envolvidos 20 pesquisadores, um técnico e 33 alunos de graduação dessas universidades.

Para realizar a pesquisa, artistas, grupos e instituições que atuam no segmento nessas regiões deverão preencher um cadastro disponível no endereço eletrônicowww.mapeamentonacionaldadanca.com.br. A proposta do Mapeamento surgiu em 2010, durante reunião do Colegiado Setorial da Dança.

Como resultados do Mapeamento da Dança, serão gerados: um banco de dados, aberto à consulta pública, com informações básicas dos agentes da dança que permitirem a divulgação desses dados; a publicação de um relatório digital com um diagnóstico sobre a formação e produção em dança nas capitais brasileiras, levando em consideração as múltiplas formas de organização, processos e configurações da dança no país; além da constituição de uma rede de pesquisadores em dança, visando novas colaborações.

Categorias: clipping