Pesquisa inédita sobre a "Diversidade Genética em População de Melhoramento de Mogno Africano (Khaya ivorensis A. Chev)" é realizada na UFG

Data: 25/05/2015

Fonte/Veículo: Centro de Inteligência em Florestas

Link direto da notícia: http://www.ciflorestas.com.br/conteudo.php?tit=pesquisa_inedita_sobre_a_diversidade_genetica_em_populacao_de_melhoramento_de_mogno_africano_khaya_ivorensis_a._chev_e_realizada_na_ufg&id=11601

Trabalho de Mestrado é fruto da parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) com o Viveiro Mudas Nobres de Goiânia

Foto ilustrativa - Google

A pesquisa foi realizada pela acadêmica Sabrina Delgado Soares com a orientação do professor PhD Evandro Novaes e com a colaboração da equipe do Laboratório de Genética e Genômica de Plantas localizado na Escola de Agronomia da UFG.

Foram selecionadas 53 matrizes superiores de K. ivorensis provenientes de duas Fazendas do Estado do Pará, onde se encontram as florestas mais antigas da espécie no país. Como essas fazendas são algumas das únicas que possuem árvores de K. ivorensis em idade reprodutiva, a maioria das mudas vendidas no país são de sementes procedentes dessas duas fazendas. Assim, as 53 árvores selecionadas representam uma boa amostra da diversidade genética de K. ivorensis plantada no Brasil. As 53 árvores foram selecionadas por serem as mais produtivas com base na altura e diâmetro na altura do peito (DAP).

Essas árvores foram clonadas e estão sendo multiplicadas no viveiro Mudas Nobres para instalação de testes clonais em diversas regiões do país. Além disso, os pesquisadores estão tentando estabelecer um protocolo para cruzamento dessas árvores superiores, com o intuito de avaliar suas progênies para seleção de clones de segunda geração. No âmbito da dissertação de mestrado da acadêmica Sabrina D. Soares, foram realizadas análises moleculares com essa população de melhoramento buscando estimar a diversidade, a divergência e a estrutura genética da população através de marcadores moleculares microssatélites. Como são desconhecidos marcadores moleculares na literatura para a espécie K. ivorensis, utilizou-se microssatélites da espécie K. senegalensis.

Os resultados do trabalho indicaram que a diversidade genética disponível no Brasil não é baixa, abrindo caminho para a possibilidade de seleção de material genético para melhoramento da espécie. O trabalho completo encontra-se disponível em:http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/10886.

Categorias: clipping