Sol vermelho vira espetáculo de beleza

Data: 26/05/2015

Fonte/Veículo: Jornal O Hoje

Link direto da notícia: http://www.ohoje.com.br/cidades/sol-vermelho-vira-espetaculo-de-beleza/

Fenômeno em Goiás é comum durante o outono e o início do inverno

Anderson Costa

O Hoje fotos Danilo Bueno (5)

Em Goiânia, quem puder dar um tempo na correria de uma grande metrópole e curtir o pôr do sol dessa época do ano, vai apreciar um belíssimo espetáculo de cores entre tons de vermelho e laranja.

De acordo com a professora de climatológica da Universidade Federal de Goiás (UFG), Gislane Cristina Luiz, o fenômeno em Goiás é comum durante o outono e o início do inverno. Ela explica que a mudança de cores ocorre devido a particulares suspensas no ar (chamadas aerosois) e à alteração no ângulo de incidência dos raios solares, que nessa época do ano é menor. “Por isso esse sol avermelhado e as vezes alaranjado é associado ao frio, pois com essa mudança do anglo de incidência o aquecimento é menor”, explica a professora.

E por falar em frio, a temperatura média na capital segue relativamente baixa hoje, variando em entre 30º, a máxima e 16º, a mínima, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de tempo claro à parcialmente nublado, e sem ocorrência de chuva.

Categorias: clipping