Colação de Grau  2015/1 - Artes Cênicas  - EaD, Artes Visuais  - EaD, Ciências Biológicas  - EaD,  Educação Física, Educação Musical, Engenharia Química, Letras,  Museologia, Música,  Musicoterapia, Pedagogia, Química.

Inclusão e diversidade nas colações de grau da UFG

Cerimônias vão garantir acessibilidade e protocolo especial para atender às diferentes necessidades

Nos meses de abril e maio a Universidade Federal de Goiás (UFG) realizará 27 cerimônias de colação de grau dos estudantes que concluíram seus cursos no segundo semestre de 2015. Serão 15 eventos em Goiânia, cinco em Catalão, cinco em Jataí e dois em Goiás. Entre os milhares de novos profissionais das mais diversas áreas de conhecimento, estão aqueles para os quais a conquista do diploma de graduação têm um significado ainda mais especial: os que tiveram de vencer os obstáculos impostos por uma deficiência e os que deixaram seus países de origem para estudar no Brasil. Além da realização pessoal, a presença destes formandos reforça o papel da Universidade como espaço de inclusão e diversidade.

Na regional Goiânia, o Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, garante a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida com rampas de acesso aos camarins e ao palco. Além disso, a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE) montará uma estrutura de transmissão simultânea dos intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na colação de grau do curso de Letras (que inclui a habilitação em Libras), no dia 10 de maio, o juramento também será feito oralmente e por sinais.

Na reta final do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, em 2015, Sara Marina Laviola sofreu um acidente de moto que a deixou tetraplégica. No retorno aos estudos ela teve o apoio do Núcleo de Acessibilidade da UFG e da coordenação do curso para superar os obstáculos que surgiram. Sara conta que as principais dificuldades estão nas barreiras arquitetônicas, que dificultam a locomoção, e atitudinais, que atribuem a pessoas com deficiência a imagem de dependência ou baixa capacidade intelectual. Com a colação de grau marcada para o dia 29 de abril, Sara diz que seus planos estão sendo reconstruídos. “Pretendo ingressar em um mestrado e, quem sabe, retornar à Universidade como docente”.

Estrangeiros na UFG
As colações de grau da UFG também garantem protocolo diferenciado quando há concluintes estrangeiros. Caso haja interesse, o formando pode levar a bandeira de seu país e encaminhar ao cerimonial o hino, cuja execução é incluída no roteiro da cerimônia. Na colação de grau do curso de Engenharia Elétrica, no dia 14 de abril, será executado o hino da República Democrática do Congo em referência ao concluinte Morgan Tshipamba. Com o sonho de estudar no Brasil acalentado desde o ensino médio, ele chegou do país africano em 2008 e, no ano seguinte, começou a estudar na UFG.

Morgan sabia da dificuldade que teria para aprender português (a língua oficial da República Democrática do Congo é o francês), mas o clima seco de Goiânia também surpreendeu. “Saí de uma cidade onde chove oito meses ao ano”, conta. Infelizmente, ele também teve de lidar com o preconceito. “É uma realidade daqui, mas que nunca me desanimou a alcançar o que vim buscar”. Em compensação, Morgan afirma ter feito bons amigos e destaca a estrutura e a qualidade de ensino da UFG que o permitiram se tornar engenheiro eletricista. “Deixar a casa e vir para cá me fez crescer bastante, hoje tenho uma visão diferente e bem mais ampla do mundo”. Selecionado para o mestrado, Morgan ficará mais dois anos em Goiânia.

Concluinte do curso de Letras-Inglês, a angolana Aida Rafael se diverte ao falar das diferenças culturais e geográficas entre seu país e o Brasil, começando pelo clima quente, passando pelo hábito de comer arroz e feijão todo dia, a diferença no sotaque português e até o costume de dividir a conta. “Na Angola quem convida paga a conta”, explica.

Assim como Morgan, ela veio para a UFG por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), destinado a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Antes de voltar para Angola, Aida vai tentar o mestrado. “Avalio a experiência como super positiva, agregou demais a minha vida como pessoa e como estudante. Estudar em uma faculdade federal e com professores totalmente capacitados e prontos a ajudar não tem preço, é simplesmente incrível”.

Cerimônia democrática
Desde 2008 as colações de grau da UFG são realizadas em espaço próprio, oferecendo toda a estrutura necessária, sem cobrança de taxa e garantindo o direito do estudante de participar da cerimônia. Os eventos são totalmente planejados e executados pela equipe de Relações Públicas da Assessoria de Comunicação (Ascom). O procedimento está previsto na Resolução 1309/2014 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec). A organização se encarrega de todas as etapas do evento, desde o fornecimento gratuito de convites, ensaio e cerimonial até a cobertura fotográfica, de filmagem e disponibilização das imagens, também sem custo.

Colações de Grau da UFG (confira programação completa)

Local: Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, às 20h

Colações de grau com participação de pessoas com deficiência
29 de abril (Ciências Biológicas)