Iquego firma parceria com universidades

Data: 23 de abril de 2016

Fonte/Veículo: Goiás Agora

Link direto da notícia: http://www.goiasagora.go.gov.br/iquego-firma-parceria-com-universidades/

A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) oficializa nesta segunda-feira, dia 25, acordo de cooperação técnica nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Estadual de Goiás. A assinatura vai acontecer a partir das 14 horas, na sede da indústria, na Avenida Anhanguera, quadra 56 9827, lote 1, em Goiânia. As parcerias possibilitarão o desenvolvimento, entre outros, de medicamentos para doenças negligenciadas e para a participação em projetos de pesquisa na área acadêmica.

Por meio dos acordos a Iquego desenvolverá medicamentos para o tratamento de malária, tuberculose e hanseníase, além de antirretrovirais e oncológicos. As parcerias também preveem a produção de medicamentos que compõem a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

“A interação universidade-indústria tem se revelado como uma das estratégias mais eficientes no sentido de criar mecanismos de incentivo à inovação. E, desta forma, estamos, mais uma vez, reforçando o papel social e constitucional da Iquego, que é prover medicamentos de atenção básica ao Sistema Único de Saúde”, destaca a presidente da Iquego, Andréa Vecci.

Rename
Elaborada pelo Ministério da Saúde, a Rename tem como papel orientar as políticas públicas para desenvolvimento científico e tecnológico e apontar prioridades na produção de medicamentos e insumos estratégicos para a saúde.

Doenças negligenciadas
As doenças negligenciadas são um grupo de patologias tropicais endêmicas especialmente entre as populações de baixa renda da África, Ásia e América Latina. Algumas delas são a malária, Aids e tuberculose. Juntas, provocam entre 500 mil e um milhão de óbitos anualmente. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, embora sejam responsáveis por 11,4% da carga global de doenças, apenas 21 (1,3%) dos 1.556 novos medicamentos registrados entre 1975 e 2004, foram desenvolvidos especificamente para essas patologias.

Sobre a Iquego
A Iquego é uma empresa de capital misto e um dos 20 laboratórios públicos do Brasil, o único do  Centro-Oeste. Seu principal objetivo é prover o Sistema Único de Saúde com medicamentos essenciais à atenção básica de saúde. Possui um parque industrial com 40.615,22 m², sendo 15.024,29 m² de área construída e capacidade produtiva mais de um bilhão de unidades de medicamentos por ano.

Categorias: clipping