MÉDICO DOA BIBLIOTECA PARTICULAR PARA UFG REGIONAL CATALÃO

Data da notícia: 23 de dezembro de 2016

Veículo/Fonte: Portal Catalão

link direto da notícia: http://www.portalcatalao.com.br/portal/noticias/educacao/medico-doa-biblioteca-particular-para-ufg-regional-catalao,MTg0NzM.html

Dr. José Rocha de Almeida doou livros de medicina e ciências biológicas

"Tenho uma enorme satisfação em poder contribuir com a universidade". Com essas palavras, o médico José Rocha de Almeida, definiu seu sentimento ao anunciar a doação para a Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), de boa parte de sua biblioteca particular, composta por livros de medicina e de ciências biológicas, com exemplares, por exemplo, nas áreas de anatomia, química-fisiológica e bioquímica-celular.

Da esq. para dir. Haley Margon, José Rocha de Almeida, Thiago Jabur e Murah Rannier (Foto: Divulgação)

Os livros estão na cidade de Ipameri, em uma clínica pertencente à família do médico e devem ser transportados para Catalão em breve. Todos os exemplares serão avaliados pela Biblioteca que, ao final, definirá quais obras farão parte do acervo permanente da universidade.

A doação dos livros foi viabilizada pelo padre Murah Rannier Peixoto Vaz. O religioso tem trabalhado na produção de um documentário sobre o Jóquei Clube de Ipameri e tem atuado também na criação de um museu diocesano. Por conta dessas atividades, o padre teve contato com José Rocha, que falou do seu interesse em doar os livros de sua biblioteca. Na manhã desta quinta-feira, 22, o diretor da Regional Catalão, Thiago Jabur Bittar e o ex-prefeito de Catalão, Haley Margon Vaz, acompanhados do padre, conheceram de perto o médico e seus livros.

Doutor Rocha, como é conhecido, chegou em Ipameri no ano de 1958 e atuou, sobretudo, como cirurgião, durante várias décadas na cidade. Atualmente está aposentado e não exerce mais a medicina, o que o motivou a doar os livros, como forma de contribuir para a formação de novos profissionais. Para o diretor da Regional Catalão, a iniciativa do médico serve de incentivo e exemplo para atrair parceiros e benfeitores para a universidade. De acordo com Thiago, os livros poderão ser úteis para o futuro curso de medicina, que tem início previsto para 2018.
Fábio Gaio/ASCOM Regional Catalão