UFG abre vagas extras para quilombolas, indígenas e surdos

Data da notícia: 05/01/2017

Veículo/Fonte: A Redação

Link direto da notícia: http://aredacao.com.br/noticias/79535/ufg-abre-vagas-extras-para-quilombolas-indigenas-e-surdos

A Redação

Goiânia -
Estão abertas as inscrições da Universidade Federal de Goiás (UFG) para o processo seletivo 2017 do Programa UFGInclui, que destina vagas extras para indígenas e negros quilombolas em diversos cursos de graduação da universidade e oferta vagas para surdos no curso de Letras: Libras. As inscrições seguem até o dia 26 de janeiro, no site do Centro de Seleção da UFG.

Os candidatos devem ficar atentos ao prazo de envio da documentação exigida. Até o dia 27 de janeiro, o formulário de declaração de pertencimento indígena, a declaração da comunidade quilombola ou o laudo médico devem ser enviados para o Centro de Seleção da UFG, conforme edital.

Podem concorrer integrantes de comunidades indígenas e de negros quilombolas que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública, além de candidatos surdos que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas ou não.

O Programa UFGInclui cria uma vaga extra para negros quilombolas e outra para indígenas em cada um dos 144 cursos de graduação oferecidos pela Universidade, desde que haja demanda desses candidatos. Há opções em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Catalão e Cidade de Goiás.

O programa também oferta 15 vagas no curso de letras: Libras (licenciatura), turno noturno, para candidatos surdos. Candidatos Indígenas ou negros Quilombolas que optarem por algum curso que exija Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE) devem também se inscrever  para realizarem as provas de VHCE.

A classificação no UFGInclui ocorre por curso, em ordem decrescente de pontuação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no dia 23 de fevereiro. Já os candidatos surdos optantes do Programa UFGInclui, para o curso de Letras-Libras, realizarão uma prova específica de múltipla escolha e uma prova de Redação. As provas serão realizadas no dia 19 de fevereiro e a divulgação do desempenho dos candidatos ocorre no dia 7 de março.

Verificação de habilidades tem edital próprio
Até o dia 26 de janeiro, a UFG também recebe inscrições para o Processo Seletivo 2017-1 destinado aos cursos de graduação que exigem Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE). Os interessados em cursar Arquitetura e Urbanismo, Música (bacharelado e licenciatura) e Musicoterapia, todos em Goiânia, devem se inscrever na página do Centro de Seleção da UFG (www.cs.ufg.br). Ao todo, são ofertadas 125 vagas.

Os cursos que exigem VHCE não estão disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), apesar de utilizarem as notas do Enem. Este é o primeiro ano que a seleção para ingresso no curso de Teatro da UFG (antigo curso de Artes Cênicas) será feito exclusivamente via SiSU. As provas de VCHE serão realizadas nos dias 9 e 10 de fevereiro. Confira o cronograma completo do processo seletivo e o programa de provas.