UFGInclui abre vagas para indígenas, quilombolas e surdos

Data da notícia: 06/01/2017

Veículo/Fonte: Diário da Manhã

Link direto da notícia: http://www.dm.com.br/cotidiano/2017/01/ufginclui-abre-vagas-para-indigenas-quilombolas-e-surdos.html

A Universidade Federal de Goiás (UFG) abriu as inscrições para o processo seletivo 2017 do Programa UFGInclui, que destina vagas extras para indígenas e negros quilombolas em diversos cursos de graduação, além de vagas para surdos no curso de Letras: Libras. As inscrições seguem até o dia 26 de janeiro, no site do Centro de Seleção.

Os candidatos devem ficar atentos ao prazo de envio da documentação exigida. Até o dia 27 de janeiro, o formulário de declaração de pertencimento indígena, a declaração da comunidade quilombola ou o laudo médico devem ser enviados para o Centro de Seleção da UFG, conforme edital.

Podem concorrer integrantes de comunidades indígenas e de negros quilombolas que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública, além de candidatos surdos que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas ou não.

O Programa UFGInclui cria uma vaga extra para negros quilombolas e outra para indígenas em cada um dos 144 cursos de graduação oferecidos pela Universidade, desde que haja demanda desses candidatos. Há opções em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Jataí, Catalão e Cidade de Goiás.

O programa também oferta 15 vagas no curso de letras: Libras (licenciatura), turno noturno, para candidatos surdos. Candidatos Indígenas ou negros Quilombolas que optarem por algum curso que exija Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE) devem também se inscrever para realizarem as provas de VHCE.

A classificação no UFGInclui ocorre por curso, em ordem decrescente de pontuação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no dia 23 de fevereiro. Já os candidatos surdos optantes do Programa UFGInclui, para o curso de Letras-Libras, realizarão uma prova específica de múltipla escolha e uma prova de Redação. As provas serão realizadas no dia 19 de fevereiro e a divulgação do desempenho dos candidatos ocorre no dia 7 de março.