Nova sede da UFG em Aparecida tem vocação para o desenvolvimento local

Data: 30 de janeiro de 2017

Fonte/Veículo: Diário de Goiás

Link direto da notícia: http://diariodegoias.com.br/aparecida-de-goiania/37771-nova-sede-da-ufg-em-aparecida-tem-vocacao-para-o-desenvolvimento-local

construcao do campus avancado da ufg em aparecida

Construção do Campus da UFG em Aparecida de Goiânia (Foto: Valdir Antunes)

Com a construção da nova sede da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus de Aparecida de Goiânia (CAP), os moradores, comerciantes e empresários da região receberão inúmeros benefícios. Além da Prefeitura do município investir em infraestrutura, atraindo investidores e implantação de moradias, a Universidade irá oferecer qualificação profissional na região e potencializar o desenvolvimento tecnológico local, segundo o diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT), Júlio Cesar Valandro Soares.

A infraestrutura da Universidade esta sendo montada por meio de recursos da Prefeitura de Aparecida que firmou um convênio com a UFG para a sua instalação em uma área na região leste, próxima ao futuro desvio da BR-153. A condição para criação do Campus foi a oferta de R$ 20 milhões, pela administração municipal, para toda a estrutura física necessária a seu funcionamento, além da estruturação do acesso à universidade e apoio para a conquista de redes de energia, água e transporte coletivo.

De acordo com o diretor do novo Campus, a localidade em que a UFG está sendo construída vai oferecer um crescente campo de estágio e emprego para os alunos e futuros egressos do curso. “A região leste e em torno dela possui um segmento empresarial bastante fortalecido, atuante e em crescimento. Esta área será consolidada como polo de desenvolvimento econômico e social, uma vez que ali estão sendo erguidas as obras do Aeroporto Executivo e a implantação do Complexo Logístico Industrial e Alfandegário (Clia),” informou Júlio Cesar.

A primeira universidade federal a ser instalada em Aparecida de Goiânia dará continuidade aos cursos na área de Ciências e Tecnologias além de dar início à mestrados e pós-graduações.  No momento já estão em andamentos os cursos de Geologia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia de Transportes, sendo este último, o primeiro ministrado em uma universidade federal no Brasil. Os quatro cursos já em funcionamento são ministrados no campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG), enquanto as obras não são concluídas.

“A expectativa é que ao todo 600 alunos sejam atendidos pelo Campus. Atualmente 250 alunos já estão matriculados e agora estão chegando mais 120 selecionados pela nota do Enem para o primeiro semestre de 2017. O corpo docente é estimado em 40 professores, 12 técnicos que nos dão todo serviço de apoio, além do suporte de oito servidores da prefeitura,” explicou o diretor.

A previsão da conclusão das obras da UFG-CAP é para o final deste ano, e o início das aulas a partir de 2018. A primeira parte da obra conta com a construção de um prédio com seis pavimentos de aproximadamente 7,3 mil metros quadrados onde serão implantadas salas de aula, diretoria, laboratórios, área de convivência, escadas, elevadores, área de alimentação, além de ser totalmente estruturada com relação à mobilidade dos alunos e professores. A área total possui 500 mil metros quadrados, onde futuramente serão construídos mais prédios e projetos de ensino.