O universo figurativo de Matheus Pires na 588 Art Show

Data da notícia: 12 de Fevereiro de 2017

Veículo/Fonte: Diário da Manhã

Link direto da notícia: http://www.dm.com.br/cultura/2017/02/o-universo-figurativo-de-matheus-pires-na-588-art-show.html

“Processos Híbridos” revela um artista maduro nos processos de figuração

POR

Termina nesta sexta-feira, 10, na 588 Art Show, a exposição “Processos Híbridos”, do artista plástico Matheus Pires, considerado uma das principais revelações no segmento jovem de artes plásticas de Goiás.

A mostra é imperdível para quem curte arte moderna, mas com  raízes no figurativismo.

“Processos Híbridos” revela um artista maduro nos processos de figuração, tanto em fotografia quanto em pintura.

Uma das técnicas do pintor, a  “Alla prima”, tem o poder de revelar certo virtuosismo na composição de formas humanas. Ocorre quando ele se joga imediatamente na tela, sem preparo ou correção.

A mostra se concentra nos retratos, que ele diz, em entrevista ao DMOnline, se inspirar em formas que encontra na internet e também em “modelos vivos”.

A linguagem figurativa do artista é perceptível, na medida em que ele escolhe formas humanas identificáveis. Todavia, existe uma construção pós-moderna (em sentido positivo) da forma: ele opta em aniquilar a imagem em algumas das suas pinturas.

O artista também expõe  fotografias, exatamente para explorar a sua versatilidade.

Matheus é aluno da Faculdade de Artes Visuais (FAV)  e se desenvolve artisticamente como fotógrafo, músico, escritor e compositor.

No ano passado, o artista plástico realizou a mostra individual “Pareidolia” na Vila Cultural Cora Coralina.

O artista participou ainda do Festival Experimental de Arte Contemporânea “Refluxo”, sem do um dos convidados da mostra “Pontos de Fuga”, evento produzido pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.

A mostra ocorre na 588 Art Show, um dos pontos de cultura mais Cult de Goiânia, que tem realizado mostras interessantes e inteligentes, com os jovens artistas do Estado e do país.

O espaço tornou-se referência no segmento de arte, design e antiguidades.

“Processos Híbridos”

Local: 588 Art Show – Rua C167, Qd. 588, Lt. 01, Setor Nova Suíça.

Visitação: de 06 a 10/02/2017 – das 13h às 17h

Contatos: