Workshop Mestrado Profissional em Direito

Data: 07 de março de 2017.

Fonte/Veículo: MP GO

Link direto da notícia: http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/workshop-mestrado-profissional-em-direito--3#.WMLC7m_yuM8

Workshop sobre o mestrado foi aberto na sede da Asmego

Foi aberto na tarde desta segunda-feira e prossegue até amanhã (6 e 7 /3), na sede da Associação dos Magistrados de Goiás, o Workshop Pesquisa e Mestrado Profissional em Direito: Desafios, Potencialidades e Expectativas. Voltado à comunidade jurídica, o evento é promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em conjunto com a Escola da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg), da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria-Geral do Estado (Cejur) e da Escola Superior da Advocacia (ESA).

O workshop é uma etapa preparatória do programa de mestrado profissional em Direito e Políticas Públicas, recentemente aprovado pela Capes e que será coordenado pela UFG, instituição responsável também pelo processo seletivo para preenchimento das vagas. A diretora da ESMP, Ana Paula Antunes Vieira Nery, representou o Ministério Público e participou da mesa diretiva na abertura do evento.

O promotor de Justiça do MP-GO Flávio Cardoso Pereira será o mediador de uma das mesas que serão realizadas amanhã (7/3), cujo tema será A Comparação e o Intercâmbio Jurídico Voltados para a Experiência Concreta: Controle de Políticas Públicas no Sistema Multinível (Interconstitucional) Europeu.

De acordo com o vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, que fez a abertura do evento, a aproximação da universidade pública com a linha deste mestrado profissional beneficiará não somente a Justiça, mas também a sociedade, que contará com profissionais gabaritados a promover e realizar o debate de ideias e de estudos voltados ao Direito e às políticas públicas.

Para viabilização do curso de mestrado, estão em andamento convênios entre a UFG e as instituições interessadas, como a ESMP, a Esmeg, a Cejur e a ESA. No âmbito do MP de Goiás, as tratativas para a realização do convênio já estão bem adiantadas com a Escola Superior. O objetivo maior é incrementar a formação profissional dos operadores do Direito, com melhoria da atuação das instituições envolvidas no fomento das políticas públicas do Estado.

Com tal finalidade, os participantes do convênio viabilizarão esforços para a formação de três turmas de 20 alunos, ou seja, 60 mestres em Direito e Políticas Públicas, no primeiro quadriênio de funcionamento do programa de mestrado, com cinco vagas reservadas a promotores e procuradores de Justiça de Goiás. Confira aqui a programação completa do workshop. (Assessoria de Comunicação Social – Foto: João Sérgio).