Aula magna debate segurança em universidades

Data da notícia: 16 de março de 2017.

Veículo/Fonte: Folha do Estado da Bahia

Link direto da notícia:http://www.jornalfolhadoestado.com/noticias/59833/aula-magna-debate-seguranca-em-universidades

Aula magna debate segurança em universidades
O professor Francisco Mata Machado Tavares, da Universidade Federal de Goiás (UFG), apresentou nesta quarta-feira (15) na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) uma pesquisa sobre segurança em campi universitários. A aula magna reuniu estudantes, professores e servidores técnico-administrativos e marcou o início do semestre 2017.1.

O estudo apresentado na palestra utilizou dados coletados na UFG e também de outras instituições de ensino superior do país, como da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). "A ideia da pesquisa era dar subsídio para que a comunidade acadêmica pudesse elaborar um plano de segurança para a UFG", afirmou Francisco Tavares.

O professor ainda salientou que segurança nas universidades não pode ser entendida apenas como danos ao patrimônio e casos de furtos e roubos. "Quando a gente fala de segurança e violência no campus universitário também estamos falando de homofobia, violência contra a mulher, transfobia, assédios moral e sexual e mobilidade".

No evento, o reitor da UEFS, professor Evandro do Nascimento Silva, desejou aos estudantes um semestre produtivo e destacou a importância do tema da aula magna para a instituição. "A UEFS possui uma comissão para elaborar um plano de segurança para o campus e esta discussão vai contribuir para a construção coletiva de soluções", afirmou.

A solenidade também contou com a presença da vice-reitora da UEFS, professora Norma Lúcia Almeida, da chefe de gabinete, professora Taíse Bonfim, de representantes da Associação dos Docentes (Adufs) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (Sintest). Além de pró-reitores, gestores de unidades, diretores de departamentos e coordenadores de colegiados.