UFG concede título de Doutor Honoris Causa a pioneiro no desenvolvimento do Sistema de Plantio Direto na Palha

Data da notícia: 23 de março de 2017

Veículo/Fonte: ADUFG

Link direto da notícia: http://www.adufg.org.br/noticias/ufg-concede-titulo-de-doutor-honoris-causa-a-pioneiro-no-desenvolvimento-do-sistema-de-plantio-direto-na-palha

O britânico John Landers atuou em Goiás e no Brasil por um modelo de agricultura sustentável que se tornou referência mundial​

A Universidade Federal de Goiás (UFG) concede, na próxima sexta-feira (24/3), o título de Doutor Honoris Causa para o pesquisador John Nicholas Landers, consultor em Agronomia Tropical e especialista em manejo, desenvolvimento e análise econômica de sistemas de Plantio Direto para culturas tropicais variadas. A cerimônia será realizada às 15h30, no auditório do Centro de Excelência em Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar, na Escola de Agronomia da UFG, Câmpus Samambaia.

A proposta de outorga do título a John Landers, aprovada pelo Conselho Universitário da UFG (Consuni), ressalta a atuação do pesquisador por uma agricultura sustentável no Brasil e no mundo. Ele foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema de Plantio Direto na Palha (SPDP) em Goiás e em toda a região do Cerrado brasileiro. "Seu carisma e capacidade de execução foram decisivos para transformar uma ideia em uma prática, hoje exemplo de agricultura nos trópicos", destaca a proposta.

John Landers tem 79 anos, nasceu no Reino Unido e vive no Brasil desde 1966. Suas atividades sempre se concentraram em Goiás, inicialmente em Morrinhos e depois em diferentes regiões, com destaque para Santa Helena e Rio Verde. Em parceria com professores da Escola de Agronomia da UFG, atuou também em comunidades de pequenos agricultores em Inhumas. Foram mais de quatro décadas de parceria com a Universidade.

Referência mundial

O modelo de agricultura sustentável implantado em Goiás foi modelo para experiências bem sucedidas em outras regiões do Brasil e do mundo. A atuação de John Landers como consultor internacional em mais de 20 países chamou a atenção para o sucesso do SPDP no Brasil, sendo a base conceitual da Agricultura Conservacionista adotada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Autor de diversas publicações científicas, John Landers foi reconhecido internacionalmente com diversos prêmios. Entre os mais importantes estão o Prêmio Heidelberg Internacional para Excelência Ambiental, recebido em 2005 na Alemanha, e a Order of the British Empire (OBE), concedido em 2006, no Reino Unido, pela rainha Elizabeth II, pelos serviços à agricultura sustentável no Brasil.

Honoris Causa

John Landers é a 16º personalidade a receber o título de Doutor Honoris Causa pela UFG. A concessão está prevista no artigo 107 do estatuto da Universidade e se destina "a pessoa que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos". Entre os que já receberam o título pela UFG estão a poetisa Cora Coralina, o educador Paulo Freire e o bispo Dom Tomás Balduíno.

Serviço: 

Assunto: UFG concede título a pioneiro no desenvolvimento de um modelo de agricultura sustentável que é referência mundial

Data: 24/03/2017

Horário: 15h30

Local:  Auditório do Centro de Excelência em Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar, Escola de Agronomia da UFG, Câmpus Samambaia

Contato: Assessoria de Comunicação da UFG

Fonte: Ascom UFG