UFG desenvolve robô que combate desperdício de água e ajuda a identificar danos nas tubulações

Data da notícia: 04 de abril de 2017

Veículo/Fonte: O Popular

Link direto da notícia: http://www.opopular.com.br/editorias/economia/ufg-desenvolve-rob%C3%B4-que-combate-desperd%C3%ADcio-de-%C3%A1gua-e-ajuda-a-identificar-danos-nas-tubula%C3%A7%C3%B5es-1.1252199

 

Os engenheiros Danilo Sulino Pinto, Rauhe Abdulhamid e Yi Lun Lu, da RYD Engenharia, empresa incubada da Universidade Federal de Goiás (UFG), desenvolveu o robô VX1-300, que atua no monitoramento e na manutenção de tubulações inacessíveis.

Segundo a UFG, o projeto pode reduzir drasticamente o desperdício de água tratada para consumo, sem que haja o desgaste com a interrupção de trânsito ou com obras para localizar os problemas, visto que, atualmente, 37% do desperdício se dá antes do recurso chegar às torneiras.

De acordo com os criadores, que levaram dois anos para concluir o aparelho, o robô realiza vídeo inspeções em tubulações de água, esgoto, ar condicionado e exaustão, entre outros. O equipamento atende às necessidades de empresas de diferentes segmentos na manutenção de serviços de abastecimento, escoamento e tratamento hídrico.

Fonte: Ascom UFG