UFG recebe campanha de vacinação gratuita contra febre amarela

Data da notícia: 05 de abril de 2017

Veículo/Fonte: O Popular 

Link direto da notícia:http://www.opopular.com.br/editorias/cidade/ufg-recebe-campanha-de-vacina%C3%A7%C3%A3o-gratuita-contra-febre-amarela-1.1253427

UFG recebe campanha de vacinação gratuita contra febre amarela

Cidades

UFG recebe campanha de vacinação gratuita contra febre amarela

A ação vai ocorrer nos dias 06, 07, 10, 11 e 12 de abril, no Centro de Saúde da Família do Campus Samambaia

Diomício Gomes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou no final de março a morte de um macaco por febre amarela, nas imediações do zoológico, em Goiânia.  Em decorrência desse fato, e com o objetivo de evitar possíveis surtos da doença, a SMS, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), promove uma campanha de vacinação gratuita. A ação vai ocorrer nos dias 06, 07, 10, 11 e 12 de abril, no Centro de Saúde da Família do Campus Samambaia. 

Pessoas que não possuem pelo menos duas doses da vacina comprovadas no cartão ou que possuam apenas uma, tomada há mais de dez anos. O superintendente de Vigilância em Saúde, Robson Azevedo ressalta a importância de se evitar o excesso da vacina "por ser composta por vírus vivo atenuado, uma terceira dose aumenta as chances de reações à vacina”, explica.

É necessário levar documento pessoal com foto e o cartão de vacinação. A Secretaria recomenda que, quem não tem o cartão, deve procurar uma unidade de saúde.

Porque se vacinar

Minas Gerais faz divisa com a fronteira norte de Goiás. Segundo a Secretaria de Saúde mineira, em 2017, o estado já recebeu mais de mil notificações da doença. Dessas, foram confirmados 78 óbitos e outros 96 estão sob investigações.

De acordo com o boletim da Secretaria de Vigilância em Saúde de 2008, Goiás registrou 21 óbitos por febre amarela com origens na zona rural.

Febre Amarela

A febre amarela é causada por um vírus da família Flaviviridae e ocorre em alguns países da América do Sul, América Central e África. No meio rural e silvestre, ela é transmitida pelo mosquito Haemagogus. Já em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, do vírus Zika e da febre chikungunya.

SERVIÇO

Campanha de vacinação contra Febre amarela

Data: 06, 07 e de 10 a 12 de abril

Horário: das 08h30 à 17 horas

Local: Centro de Saúde da Família Samambaia

Endereço: Av. Pau Brasil, 02, ao lado da Faculdade de Educação Física FEF/UFG, Campus Samambaia. Goiânia – GO