UFG recebe estudantes de intercâmbio do Programa Paulo Freire

Data: 10 de Abril de 2017

Fonte/Veículo: OEI

Link direto da notícia: http://oei.org.br/noticia/ufg-recebe-estudantes-de-intercambio-do-programa-paulo-freire

UFG recebe estudantes de intercâmbio do Programa Paulo Freire
Coordenadora da CAI dá boas vindas aos alunos participantes do Programa Mobilidade Paulo Freire. Foto: Adriana Silva

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CAI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu, no dia 05 de abril, dez alunos de instituições mexicanas participantes do Programa Mobilidade Paulo Freire (PMPF). Em reunião promovida no Gabinete da Reitoria, no Campus Samambaia, estiveram presentes a coordenadora da CAI, professora Ofir Bergemann de Aguiar, além de docentes responsáveis pela tutoria acadêmica dos estudantes durante sua estadia no Brasil.

Ao abrir a reunião, Ofir fez breves comentários a respeito do programa, cuja duração passou de um para dois meses, nos quais os estudantes provenientes dos cursos de Pedagogia, Artes e Matemática terão contato com as metodologias de ensino e avaliação aplicadas no país. Também foram sanadas dúvidas quanto à questões cotidianas, como o acesso dos alunos ao Restaurante Universitário (RU), Bibliotecas e transporte entre os campus Samambaia e Colemar Natal e Silva.

O programa exige que o aluno participante comprove frequência nas disciplinas dos cursos correspondentes, portanto, é atribuído um número de matrícula registrado no SIGAA, além de montadas grades específicas, a partir do momento em que o intercambista chega à Universidade após o início das aulas semestrais. Acrescidas às matérias pertencentes ao núcleo específico, estão as aulas de Português para Estrangeiros, auxiliando na adaptação dos estudantes.

Na ocasião, os professores comentaram experiências anteriores, destacando a importância da imersão na vivência e cultura locais. Quanto às expectativas dos intercambistas, os mesmos comentam o desejo de conhecer a cultura educacional e a forma de ensino no Brasil, tendo em vista as diferenças existentes nas matrizes curriculares dos dois países aplicando, no México, aquilo que enxergam como complemento e melhorias no ensino.

O Programa

O Programa Mobilidade Paulo Freire é uma ação de  mobilidade acadêmica para estudantes de graduação e pós-graduação em escolas, centros e programas de formação em docência. O objetivo principal é promover o intercâmbio de alunos que têm como intuito o exercício da profissão de educador.

Nome Origem Curso Programa na UFG
Ilse Guadalupe  Temorio Ponce Aguascaliemtes  Matemática para ensino Lic. em Matemática
Olga Morales de los Santos Tabasco Pré-escolar Lic. em Pedagogia
Estefanía  Hernández Rodríguez Tlaxcala Pré-escolar Lic. em Pedagogia